segunda-feira, 28 de janeiro de 2008

Muita sorte! (Lucky strike!)

Latitude:-55.24
Longitude: -41.30




















Tive sorte nas horas de trabalho mas ao início do cruzeiro julgava que não!!!!! Quando estavamos a decidir o horário de trabalho (são 12 horas a trabalhar e 12 a descansar), deixei bem claro aos meus colegas cientistas que queria o horário onde houvesse mais actividade cientifica na minha àrea de investigação. Fiquei com o turno da noite da meia-noite ao meio dia...e foi uma boa escolha!


Estou a usar redes de pesca cientificas (RMT - Redes rectangulares de arrasto pelágico, ou seja, só opera no meio da água e não no fundo) para investigar abundâncias e distribuições de várias espécies de peixe que são muito importantes na cadeia alimentar do Oceano Antárctico.

Aliás, as espécies que estou a estudar são elementos essenciais na dieta de predadores que eu tenho particular interesse, como são os casos dos pinguins (abaixo é o Pinguim de Barbicha) e dos albatrozes (abaixo o albatroz de cabeça cinzenta).

























Adoro recolher as redes, pois cada rede traz mais informação para o puzzle que é conhecer melhor este ecosistema.
Estou sempre curioso...é tão interessante notar que algumas espécies de peixe vivem em àguas junto ao gelo mas começam a desaparecer à medida que vamos mais para Norte. Outras espécies surgem como do nada e ficamos todos super intrigados porque isto acontece...mas as peças do puzzle vão surgindo.
Rachael e Martin felizes por descobrir mais uma peça do puzzle.















Reparei na minha grande sorte quando me apercebi da beleza do nascer do Sol. Tem sido excelente ver surgir o Sol por volta das 3-4 da manhã. Abaixo estão alguns dos registos (alguns tirados hoje) de como o céu aqui é lindo, a claridade única, os tons das cores mais fortes...e um ar gelado que sempre nos lembra que estamos no Oceano Antárctico! Em relação ao trabalho...tudo bem já que o tempo melhorou!!!











































(We are pretty lucky! But some are more than others. Those that work at nights, like me, Geraint Tarling, Jon Watkins, Hugh Venables, Peter Ward, Maria Nielsdottir, Martin Collins, Daria Hinz,... enjoy some unique moments of the day...like the sunrise. Some days the skies are filled with colours that I did not know they existed. And despite being at work, and full of things and responsabilites at those times, we still stop and enjoy the view: beautifully warm despite the 0 degrees of the air temperature! Workswise everything is going pretty well as the weather improved)

4 comentários:

Fernando Lopes disse...

Felicito-o mais uma vez e agradeço-lhe as belíssimas imagens. Algumas voltei a postar no Oeiras Local.
Continuação de boa viagem e bom trabalho.
Fernando Lopes

Isabel Magalhães disse...

Caro José Xavier;

Desde que um dos colaboradores do 'Oeiras Local' começou a divulgar a expedição tenho vindo mais assiduamente ler o 'diário de bordo'. (Acabei de actualizar a leitura de mais uns quantos posts.)

Neste momento estou consigo, - em espírito - a ver o nascer do sol.

Keep up the good work. :)

Votos de sucesso para si e toda a equipa.

Isabel Magalhães

Isabel Magalhães disse...

Voltei...

A última foto deste post dá uma excelente tela. :)

Anónimo disse...

Querida Isabel

Obrigado pelas simpáticas palavras!!!

Oeiras em grande.

Se precisar de mais alguma informação basta contactar-me.

Beijinhos da Antárctica

José