sábado, 12 de janeiro de 2008

Antárctica: 6 meses de Sol! (Antarctica: 6 months of daylight!)



Latitude: -62.37
Longitude: -43.15


São 2.30 da manhã e já é dia! A 62 graus Sul o Sol mal se põe. Temos 5 horas de pouca luminosidade...apenas fica um pouco de escuro. Depois o Sol aparece novamente e fica sol por mais 18 horas! No mapa abaixo mostra o caminho já percorrido em vermelho e o gelo na àrea (Obrigado Nathan!).





































Tanta luminosidade ajuda o Oceano Antárctico a ser 5 vezes mais produtivo do que qualquer outro Oceano. Nesta altura do Ano, com energia solar e nutrientes, as pequenas algas (fitoplancton) tem tudo para se reproduzir, originando blooms de algas. Como a cadeia alimentar surge maioritariamente das algas (as algas são consumidas por pequenos animais, a que chamamos zooplancton, e estes por animais maiores, como o camarão do Antárctico, peixes e lulas, e posteriormente estes por albatrozes, pinguins, baleias, focas...), muitos dos animais da Antárctica esperam por esta altura do ano para se reproduzir. Dai ter a sensação de ter pinguins e albatrozes por todo o lado...andam todos à procura de alimento.



O grande papel dos cientistas é caracterizar o que se passa no ecosistema marinho e de certo modo, prever o que se pode vir a acontecer no futuro. Um dos objectivos de muitos estudos nesta região é conhecer que impactos as alterações climáticas e oceanográficas podem afectar o ecosistema marinho. Dai haver também um papel de conservação.








De momento, terminamos a estação CTD 1 e estamos a caminho de Ilha de Signy.





(It is 2.30 in the morning and it is already daylight. Antarctica has 6 months of daylight each year. Consequently all marine life is ruled by this dogma. With so much sun, the Southern Ocean is about 5 times more produtive than any other Ocean. Therefore in some parts of the Ocean, particularly close to islands, marine life is bursting with life. We just finished our furthest south station and we are heading to Signy Island!!!!)

Sem comentários: