quarta-feira, 23 de janeiro de 2008

Tempestades (Sea Storms)

Latitude: -55.90
Longitude: -41.88


As tempestades são maiores ou mais pequenas consoante a experiência de cada um. Para mim, estou no meio de uma enorme.
















As ondas estão grandes (entre os 6 e os 8 metros), a ciência está em stand-by porque não é seguro colocar aparelhos na àgua (pois seriam dificeis de os recuperar sem virem a muitos km por hora contra o navio), e o navio baloiça tanto que parecemos que estamos com uns copos a mais quando andamos nos corredores. Abrir e fechar uma porta parece algo tão dificil ou fácil dependendo se a onda já passou ou não pelo navio. Aqui temos o Jeremy com dificuldades em andar direito...
























Para outros não. Os oficiais responsáveis por dirigir o navio hoje de manhã, hoje é coisa pouca. Para o oficial Robert Paterson , dias como hoje são magnificos para sentir o poder do mar...mas não assusta!

















A sua experiência diz-lhes que as ondas nem sequer passam por cima da proa (frente do navio)...como o caso do ano passado (Obrigado pela foto Doug!).




















Finalmente, e sendo objectivo, para a escala de tempestades no mar, estamos no nivel 7 (de 0 a 12). Estou orgulhoso. Nivel 7!!!!! Será muito, será pouco?

De momento, estou a divertir-me imenso:

1- Não estou mal disposto (a grande maioria está nas seus quartos deitados a ler um bom livro, pois assim não enjoam),

2 - Lá fora está fantástico com ondas gigantes passar por ti a menos de 5 metros...Oceano Antárctico em grande!,

3- Tenho registado a opinião dos mais experientes nestas andanças, e tenho aprendido imenso. Por exemplo, este navio já esteve em tempestades bem maiores e aguentou!!!! ufff...


4- Gosto do balanço para um lado e para o outro. Já passei por algumas tempestades e felizmente já não tenho a sensação de o barco afundar cada vez que vem uma onda...

5- Ainda dá para apreciar os albatrozes a voar a grandes velocidades, pinguins Macaroni (primeira vez nesta viagem) e ainda golfinhos (o privilegiado foi o Hugh que os viu) .


O melhor para ver dizem que é quando o navio vira (aí, as ondas acertam mesmo em cheio, enquanto agora estamos a ir com a corrente)...depois conto!!!!

Quanto à ciência, está à espera de um dia melhor....

(Saying that we are in a storm depends mainly on the experience of each person in such conditions. For me, we are in the middle of a big one. For others, like the officer Robert Paterson, the sea is a bit moody but nothing that bad. Without any bias, the storm scale says we are in a scale 7 (between 0 to 12). I heard that last year was much worse. I am proud of it nevertheless! It has been fun, as it is tremendously humbling seeing such big waves close to me...just 5 metres away! Science is on hold at the moment and we are optimistic for the coming days!)

1 comentário:

Anónimo disse...

Uppsss! Morria de medo!! Helena