segunda-feira, 21 de janeiro de 2008

Mar de Scotia em alta! (Amazing Scotia Sea!)

Latitude: -57.31
Longitude: -42.66
















Estou no mar há 21 dias e nunca tinha visto um espectáculo como este ao presenciar o início do dia na Antárctica: dia calmíssimo, pouco vento, ar gelado e seco, luminosidade única, um icebergue aqui e ali...e mais amigos como companhia!!!!

























Como o meu periodo de trabalho é da meia noite ao meio dia, tenho sempre o privilégio de ver o início de cada dia. O anoitecer da noite anterior (às 23.30 horas) já evidenciava algo especial, pois o céu estava limpo e uns tons de vermelhos, laranjas e azuis (do que o usual nublado e cinzento). Quando começou a clarear, por volta da 4 da manhã, foi espantoso. Primeiro veio uma claridade rara, sem nevoeiro ou neblusidade, um sol esplendoroso....suave, cor de ouro, supreendentemente quente (foto abaixo foi tirada pela Nina Bednarsek. Obrigado!). Mas nada de ilusões...a temperatura era de 0 graus e o buraco de ozono exige protecção solar....
















Nessa mesma manhã ficamos paramos a recolher amostras de àgua a várias profundidades, através do aparelho CTD, que avalia as caracteristicas da àgua (temperatura, densidade, conductividade a determinada profundidade). Por volta das 6 da manhã, com um mar espelhado e com uma vista que não tinha fim, e já com o sol bem descoberto, começei a ver os sprays de várias baleias a várias milhas de distância. Segundo o Hugh podiam ser umas 20-30.
















Como estavamos parados, percebemos que elas se estavam a se deslocar em direcção a nós. Por volta do meio dia começamos a ser sucessivamente rodeados por baleias comuns, todas da espécie Balaenoptera physalus (Fin whale). Esta é a segunda maior baleia do mundo, podendo chegar aos 27 metros de comprimento. Elas apareceram em grupos de 2-4 baleias que rodeavam o navio, dando várias voltas ao navio...














Algumas delas paravam mesmo a poucos metros do navio, dando a sensação de estarem mesmo a observar-nos, vindo mesmo perto. Esta foto abaixo é de uma distância de 3-5 metros.
















(We have been at sea for 21 days and I never thought to experience such a feeling. Today we had a fabulous day,with no wind, almost clear skies and had fin whales paying us a visit. Everything started on the previous day when it seemed that it might be nice the following morning. And it was... We counted around 20-30 whales and several of them came really close to the ship, either in groups or single. The fin whales, the second largest whale in the world (can reach 27 metres long) seemed to be very curious creatures and made our day very special!!!)

Sem comentários: