quarta-feira, 30 de janeiro de 2008

Curiosidade comanda a ciência? (Curiosity drives science?)

Latitude: -53.18
Longitude:-40.29
Sim,...Curiosidade. É preciso dedicação, trabalho árduo, gostar do que se faz, espírito de sacrifício em igual dose e muitas outras qualidades para ser-se um bom cientista, mas se formos curiosos é meio caminho andado. O entusiasmo de Nina Bednarsek a dizer-nos que, mesmo sendo cientistas, este crustáceo (chamado Acanthephyra sp.) já dava para o almoço....














E a curiosidade faz-nos estar mais abertos para absorver informações mais facilmente, pois curiosidade vem do interesse que temos sobre um determinado assunto. Agora imaginem se estão rodeados por amigos cientistas que são tão curiosos como tu, tiveram uma vida semelhante à tua mas em outros países e finalmente estão juntos para conversar sobre aquilo que vos fascina. Brilhante!!!! No laboratório, Jon Watkins (à esquerda) e Peter Ward com a sua alegria contagiante à conversa com Nina Bednarsek ao analisar mais uma amostra...

















No meio deles, eu a estudar uma determinada espécie de peixe, depois de pesquisar uns livros com os amigos....(foto tirada pelo Jon Watkins, Obrigado!)
















E devido à continua curiosidade, estamos sempre com olhos bem abertos quando estamos a analisar as amostras. Vamos sempre ao detalhe para certificar que cada espécie está bem identificada. Abaixo temos 2 espécies....a de cima chama-se Gymnoscopelus nicholsi e o de baixo Lampanyctus achirus. Reparem como é interessante que ambas as espécies possuem fotóforos (aqueles pontinhos brilhantes ao longo do corpo), que servem como por exemplo para comunicar entre si. Como vivem em àguas de grande profundidade e está sempre escuro, faz sentido, não faz?









Os pinguins são dos animais que costumam alimentar-se deste tipo de peixe...e para os encontrar basta muitas vezes olhar para fora do laboratório!





( Curiosity is a very important characteristic of a scientist. Dedication, enjoying the science you do, keen to do hard work must also be part of one but curiosity is one of the driving forces...we want to know more! In the laboratory is tremendously exciting when a new sample comes in, with species that are so interesting, such as myctophids (fish that have light organs), that play a key role in the diet of some penguins. Wonderful world we live in!)

2 comentários:

Isabel Magalhães disse...

"O prometido é devido"! :)


http://topics192.com/2008/01/international-polar-year.html


[]
I.

Jose Xavier disse...

Olá querida Isabel!

Estive a ver. Muito interessante.

Obrigado

Beijinhos e continuação de uma boa semana

José