domingo, 7 de junho de 2009

A Neve!| Snow

A escrever a partir de Bird Island, Geórgia do Sul (Antárctica)
Writing from Bird Island, South Georgia (Antarctic)
























(A beleza da neve a deixar-se contornar pelas lindas marcas das patas um albatroz viajeiro Diomedea exulans| the beauty of the snow letting itself be marked by wandering albatross Diomedea exulans footsteps|


Eu adoro neve!!! Talvez porque sempre fui atraído por ela desde que nevou uma vez quando tinha 5 ou 6 aninhos no Ribatejo e deixou tudo branco (a festa que foi lá em casa para ir para a rua brincar), e talvez desde aí o impacto de a ver é sempre enorme. Aqui desde Abril que o tempo tem oscilado muito, entre dias quentes (acima dos 0 graus) e aqueles dias de neve lindos cada vez mais frequentes. E o resultado desta indefinição é uma autêntica festa todas as manhãs, pois parece sempre ser uma ilha diferente: ou mais verde com cores vivas ou virada para o cristalino branco.



































(Abril e Junho à frente do lago "Prion": ver as diferenças| April and June in front of Prion pond: check out the differences)

Existe diferentes tipos de neve. Aliás, no Árctico, os povos indígenas (como os Inuit, Aivilik e os Igloolik) possuem mais de 30 palavras para neve. E isso confirma-se aqui na Antárctica. Como tenho de estar muito tempo fora entre albatrozes e pinguins , tem dado para testar isso mesmo, mas como Português não passo de umas poucas descrições para diferentes tipos de neve. Existe um tipo de neve "tipo pó" (muito leve), neve "tipo gelo" (ainda é neve mas já se mistura com gelo e torna muito compacta e que já se encontra no chão) e neve "tipo granizo" (não é bem granizo pois não são pedras de gelo mas é neve dura que magoa na cara, principalmente naqueles dias típicos de ventos fortes e neve). Já houve dias em que não conseguia abrir os olhos pois a neve a cair era tanta, e o vento tão forte, que me impossibilitava de ver o quer que fosse. Aqui, os óculos para a neve são fundamentais. E umas boas luvas...aqueles dias bem frios quando as pontas dos dedos começam a doer...

















(A água é fabulosa na sua diversidade de forma, não é?| Water is fascinating on its variety of forms)



E todos animais têm de lidar com tudo isto. Nas encostas da ilha, as otárias do Antárctico adoram neve. E é vê-las deslizar na neve até às praias, e muitas voltam às encostas para voltar a descer numa autêntica romaria de diversão. Elas brincam com a neve, deslizam na neve, comem a neve, põem o nariz debaixo da neve, dancam com a neve...





















(Um filhote de um albatroz viajeiro Diomedea exulans em Abril| A wandering albatross chick Diomedea exulans in April)


Os filhotes dos albatrozes viajeiros estão em casa. Esteja a nevar ou a fazer sol, para eles tanto lhes faz. Mas quando há uma tempestade de neve, é vê-los a segurarem-se no ninho contra o vento (e conseguem-no fazer muito bem), com a penugem congelada...mantendo o seu olhar curioso de quem começou a vida à semanas.


















(Filhote de um albatroz viajeiro Diomedea exulans numa tempestade de neve esta semana. Reparar no gelo e no estilo de penteado....| A wandering albatross chick Diomedea exulans this week during a snow storm... attention should be paid to the ice and to the hair style)


Snow is an amazing element of nature! As I am not used to it, I find it fascinating. The Arctic indigenous people people has more than 30 words in their language to describe snow. As I am not used to snow, I can come up with 4 descriptions of snow only;) Bird Island is oscilating between green (typical of Summer) to white when covered with snow. Therefore, everyday I wake up with the feeling on being in a different island everytime. Lucky me! The Antarctic fur seals and the albatrosses are totally used to the snow and is so nice watching fur seals playing in the snow...welcome snow!!!!!

5 comentários:

bart disse...

very beautiful pics

Anónimo disse...

Impressionante... :)
Tantas são as maravilhas que te rodeiam diariamente :)
***
Ana

Anónimo disse...

E já passaram dois meses!!
Fico sempre fascinada com a dinâmica dos ciclos naturais. Habituei-me a reconhecê-los nas férias de criança no Alentejo.
Acho que foi isso que me levou a escolher esta profissão.

Bom trabalho

bjs

Sílvia

Fatima disse...

Obrigada José Xavier por maias este valioso apontamento.
Abraço

Jose Xavier disse...

Obrigado Ana, Sílvia e Fátima pelos comentários!

Deixam-me sempre com um sorriso.

Tenham uma excelente semana!

Beijo da Antárctica

José