sábado, 20 de junho de 2009

Celebrações em Junho?| Mid-Winter Celebrations

A escrever a partir de Bird Island, Geórgia do Sul (Antárctica)
Writing from Bird Island, South Georgia (Antarctic)

















(A partir daqui, o sol virá cada vez mais tempo...| from now on, the sun will shine for longer...)


Quem diria que no dia 21 de Junho é um dos dias mais importantes do calendário na Antárctica! Todas as bases na Antárctica enviam cumprimentos umas às outras, festas são planeadas, decorações são postas por todas as bases, presentes feitos para dar uns aos outros (eu já fiz o meu!), grandes jantares são organizados e até a BBC World Service organiza um programa de rádio dedicado ao MidWinter day, onde mensagens são enviadas por rádio a vários membros das bases Britânicas na Antárctica. Isto deve-se a estarmos a celebrar "Mid-Winter"! Este é um dia celebrado por todas as estações internacionais na Antárctica, desde a Geórgia do Sul até ao pólo sul. Já recebemos mensagens das restantes estações Britânicas, e de outras bases de numerosos países de todo o mundo (USA, India, Uruguai, Austrália, Japão, França, Itália, Alemanha, Nova Zelândia, Ucrânia, Noruega,...)



















(Convite da estação Americana Amundsen-Scott, no pólo Sul| Invitation from Amundsen-Scott station, South Pole 2009)

Entre os dias 20-21 de Junho de cada ano, o sol encontra-se à sua máxima distância da Antárctica (solstício de Inverno no hemisfério Sul, com a Antárctida totalmente na escuridão) e partir daí inicia-se o retorno do sol do hemisfério norte para o hemisfério sul. E claro que temos de celebrar tal evento! Assim, a partir de amanhã, os dias vão começar a ficar maiores, sendo o dia 21 de Junho o mais pequeno e o mais escuro do Ano no hemisfério sul. Em contraste, em Portugal, é o início do Verão, com este dia como o maior do ano de luz. De momento, em Bird Island temos 6-7 horas de dia mas parecem 3-4 pois o sol parece nunca sair do horizonte para o céu.










(Banquete preparado numa das bases Australianas| Banquet ready in one of the Australian research bases © Lionel W, Australian Antarctic Division)

Apesar do solstício (que significa "o sol estar parado" do latim) durar apenas um instante, nós chamamos-lhe "midwinter". Talvez também porque para os cientistas na Antárctica, na prática o Inverno começa quando os navios cientificos vão para norte em Abril e começam a regressar à Antárctica em Setembro/Outubro... assim faz sentido chamar-lhe "o meio do Inverno".




















(A rádio BBC tem um program especial para todos que estão na Antárctica| BBC world service has its own programme directed to celebrate MidWinter)

E não é uma celebração nova. O "Midwinter" pode ser registado desde os dias de Scott, Shackleton, Admunsen e de outros numerosos exploradores do início do Séc. XX .



















(Celebrações do MidWinter de Ernest Shackleton em 1908| Midwinter Day celebrations at Cape Royds 1908 © Scott Polar Research Institute, Cambridge)

Em Bird Island a festa vem já a caminho...com convidados, incluimos focas, pinguins e albatrosses, e isso não é para todos....


MidWinter is probably the most important day in the Antarctic calendar, particularly for those being in the Antarctic during the Winter. Celebrations of MidWinter come from celebrating the shortest and darkest day of the Antarctic Winter (21 June), as from there on, the days will get bigger and the sun is on tis way (due to the Winter solstice). All research bases in Antarctica send best regards and messages. It is so nice to suddenly receive news from scientists, just like you, but from Japan, Germany, USA or Uruguay research bases. MidWinter is coming...hurray!

5 comentários:

Anónimo disse...

Grande Ze!
Happy MidWinter!!
Por estas bandas são Felicitacoes Veraneias ;0)
Boas celebracoes and Have Fun!
Beijinhos de todos,
pat

Fatima disse...

Boa tarde!
Cá por casa também há comemorações, mas por outras razões:
A minha mão faz anos no dia mais longo do ano, e o meu mais no dia mais pequeno do ano...
Nunca mais me vou esquecer que em 21 de Junho, há festa pela Antártida.
Um grande abraço, José Xavier

Lygia Maria Couceiro Braga disse...

Olá José,

Não páro de aprender com estas magníficas crónicas. Quantas coisa que fomos ouvindo e registando aprendo agora com objectividade.

Quanto não vale ter amigos na Antártica...

Finalizo o ano lectivo com a certeza de que desempenhei muito melhor o meu trabalho na abordagem a determinados conteúdos devido às aprendizagens que tenho feito com este "Diário de Bordo"

É completamente diferente falar das coisas quando as conhecemos com algum pormenor.

Parabens pelo sucesso da missão.

Cá vamos continuando.

Beijos,


Lygia

Anónimo disse...

Tenho andado um pouco a leste destes posts, mas confesso q, no passado dia 21, por ser o dia q era, me lembrei de "alguem" q estava lá looonge, com mto pouquinho sol :)
Aqui e agora ...chove! :)
Depois de ler este seu ultimo post também pensei: o q eu aprendo com ele! :)
Tudo a correr bem.
Um grande abraço. Helena

Jose Xavier disse...

Obrigado Patricia, Lygia, Fátima e Helena!!!

Que bom....

Thanks Pat! quero ir ver o Ronaldo contigo.

Fátima, muitos parabéns para a sua Mãe. Que tenha sido um dia ainda mais especial!

Lygia, ter alunos curiosos e ávidos de aprender existem sempre mas existem professores que conseguem estimular essa curiosidade para o resto das suas vidas. A Lygia é uma delas, ocomo pode constatar, e os alunos do seu colégio são um bom exemplo. Excelente trabalho e boas Férias para Palmela!

Helena, o bom ler as suas mensagens que me deixam sempre como um sorriso. Claramente, já foi à Pastelaria mais próxima comer um saboroso pastel de nata por mim nesta sua nova etapa...e não se esqueça do mergulhinho:)

Beijinhos!

José