segunda-feira, 25 de janeiro de 2016

Ao estilo de Shackleton | Shackleton´s style



 


Estamos a meio caminho das ilhas Orcadas, após o abastecimento nas Falklands/Malvinas. Sabendo que nestes mares mais a Sul do que aqueles percorridos por Fernão de Magalhães, as grandes vagas, tempestades e condições extremas são abundantes, não saberíamos o esperar. Felizmente a viagem está a ser calma. Assim, tivemos a oportunidade de testar vários aparelhos na água, desde as redes a utilizar, ao aparelho que recolhe água (para estudar as características do Oceano, através da sua condutividade, temperatura e densidade da água a diferentes profundidades)). O José Seco operou a rede maior pela primeira vez, a RMT25 (Rectangular Mid-water Trawl; Arrasto pelágico rectangular de 25 m2, com este último valor a referir-se à abertura da rede), que devido ao seu tamanho, são necessárias precauções adicionais no seu manuseamento. 

 

Foi aqui que, mais uma vez,  é notório o papel fundamental da equipa de tripulantes (crew) no apoio aos cientistas, ao estilo de Shackleton, um dos grandes exploradores Britânicos dos Sec. XX (altruísmo é um valor fundamental numa expedição Antártica). Sim, tudo isto só é possível quando possuímos uma equipa de tripulantes que te ajudam! 



 O navio James Clark Ross tem 29 tripulantes e 18 cientistas (contando connosco Portugueses), gerido pelo capitão (“Master”) Ralph Stevens. Todos os detalhes são revistos, desde a segurança, aos aparelhos a utilizar, até o que comer. A expedição é desenhada de modo a que se consiga obter as amostras relevantes para os nossos estudos, mas sempre com a segurança em primeiro lugar. Assim, além da introdução sobre as questões de segurança que tivemos, há ainda  apoio informático que nos permite aceder ao nosso email e à internet, alguns tripulantes são responsáveis pelas refeições e da limpeza dos nossos quartos (em que é reiterado que também deveremos ajudar a manter tudo limpo). 

 

Verdade seja dita, a comida é fantástica e tratam-nos muito bem! Mais, o responsável pelas comunicações, Mike, que nos ajuda a manter o contato com as nossas famílias. E ainda mais? Os engenheiros responsáveis pelos motores, o capitão e colegas para dirigir o navio, e muito mais. Os exemplos são inúmeros: se é necessário um parafuso, o Craig Thomas pode ajudar. Ajuda para colocar os equipamentos dentro de água, é só falar com David Peck, Albert Bowen, George Dale e os seus colegas. O Peter Enderlein e Daniel Ashurst têm um papel fundamental no conhecimento do funcionamento dos equipamentos, o Mark Preston e Carlson Mcafee na vertente electrónica. Jeremy Robst é tudo o que tenha a ver com a informática, desde acesso à internet a como fazer uma skype call a partir do navio.  Ao nível da rádio e contatos com o exterior, falar com o Mike Gloistein. Os engenheiros, fundamentais na operação dos motores do navio e o funcionamento do equipamento motor, dirigido por Neil MacDonald. Foram eles que nos deram as proteções para os ouvidos para dormirmos melhor. Bem hajam! Possuímos o contato privilegiado com Richard Turner, que tem sido a ponte entre a logística do navio e os cientistas, tem-nos informado sobre muitas das questões de segurança dentro do navio (além de organizar atividade física para os mais corajosos). Ontem tivemos uma apresentação sobre as preocupações a ter quando se vai numa viagem a terra, bio-segurança, dada por Timothy Page. 
 Questões como limpar todas as roupas de quaisquer pólen, sementes ou qualquer planta, é imperativo para evitar contaminações com invasoras, que poderiam por em risco a biodiversidade Antárctica. Uma nota importante para todos que cozinham (e servem) para nós todos os dias: John Pratt e Brian Robertson (com o apoio de Lee Jones, Nicholas Greenwood, Graham Raworth e Rodney Morton) são excelentes no seu trabalho e tem-nos deliciado com os seus cozinhados todos os dias. Resumindo: é muita gente para que tudo funcione eficientemente para um sucesso de uma expedição.  Para poderem compreenderem o quanto custa obter cada uma das nossas amostras, é muito importante refletir, e agradecer, o quanto esta equipa fabulosa de tripulantes a bordo do James Clark Ross faz por nós todos os dias. Muito obrigado. Sem vós, nada disto seria possível. Bem hajam!!! De momento, continuamos a ter reuniões a tratar de pormenores do programa, liderado por John Watkins. Estamos a chegar às Orcadas do Sul...

 

We are on our way to South Orkneys (Antarctic). Happily the trip is going smoothly. As soon as we had the opportunity we put the various equipments in the water for testing. This was the first time that Jose Seco deployed an RMT 25 (Rectangular Mid-water trawl). It was here that it was noticable, once more time, the value of the excellent between the crew and science teams. Yes, everything is possible when everyone helps. On this research cruise, the James Clark Ross has 29 crew and 18 scientists, in which we are included, managed by the Master Ralph Stevens.  All details are double-checked, from the health and safety, to which research equipment to use, to what to eat. Everything is covered so that we carry out the science in the most efficeint and safest way possible. Therefore, the crew support is estraordinary onboard. Examples are plentiful: Craig Thomas, David Peck, Albert Bowen, George Dale and colleagues, Peter Enderlein and Daniel Ashurst (work on deck), Mark Preston and Carlson Mcafee (electronics), Jeremy Robst (informatics), Neil MacDonald and colleagues (engeneering) and the lsit goes on and on! We do posses a closer relationsihp with purser Richard Turner, who has been our first point of contact since we got onboard. A special word for the excellent food presented to us by John Pratt and Brian Robertson (with the support of Lee Jones, Nicholas Greenwood, Graham Raworth and Rodney Morton). In summary: many people contributes so that our research cruises accomplishes its objetives succesfully. It is truly important to realize the work and effort that was put for each of the samples obtained, and thank these fabulous BAS teams.  Thank you! The cruise is still on its way, but a special recognition is already well deserved....obrigado!

 Jose Xavier & Jose Seco

 

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