segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

6. Projecto PENGUIN: Natal

Acordámos ao som da neve a bater na janela...estava a nevar, uma vez mais! O dia não podia ter começado de melhor maneira, já que nos dias anteriores as temperaturas tinham subido um pouco e chovia. E o Natal na Antárctica tinha de ser Branco...muita Branco!!!!

A noite anterior, de dia 24 de Dezembro, já tinha sido um autêntico banquete, à moda da casa pois claro. Todos nós, os 12 membros da Base, julgávamos preparados para o que ai vinha, mas puro engano. Na tradição Bulgara tem-se 7 pratos diferentes, todos vegetarianos: pão tipico, salada de pepino verde com alho, arroz dentro de pepinos vermelhos e de folhas de couve, feijão branco, sobremesa...e uma bebida de fruta sem alcool, que fez uma boa alternativa à Rakia. Depois do jantar, e para tentar digerir um pouco, alguém pôs a música um pouco mais alta e foi ver os membros mais clássicos da base (o Sando, que estava estava a perder fortemente o combate contra o sono, foi o exemplo primário) a dar um autêntico reportório de como bem dançar e que muito nos fez rir numa noite longe de todos. Claro que muitos dos nossos pensamentos estavam com todos os que nos são queridos em Portugal...e sabendo que o sabor do nosso Bacalhau não seria saboreado por nós, foram as suas vozes que nos dão aquela força para continuar a aproveitar tudo ao máximo;)


Depois de um breve chá na manhã do dia de Natal, pois o pé de dança nem de perto nem de longe deu para digerir tudo o que tinhamos comido na noite anterior, já o comandante da Base Daddy nos despachava para nos pormos nos skidoos para irmos para a Base Espanhola Juan Carlos I, para continuarmos com o banquete Natalicio, mas agora na versão Espanhola. Antes disso, fomos à igreja para por uma vela por todos os que nos são queridos e para desejar votos de um Bom Natal a todos. O Dedo e o Misho ficaram na base por questões de segurança e saúde (o Misho estava com uma dor nas costas após um passo de dança mais afoito), e lá fomos nós de skidoo...para conseguirmos ir todos, o Bobby, o Bojo, o Doctor Zezo e o Roman foram de skiis rebocados pelos skidoos. Super divertido! Subimos até um ponto mais elevado em que num dia limpo dava para ver que ficava entre montanhas, atravessámoos um glaciar e finalmente, depois de chegarmos a um refúgio Espanhol, foi descer a pé mais 15 minutos até à Base Espanhola. Fomos recebidos por um “Feliz Navidade”, com um grande sorriso e um abraço do comandante da Base Espanhola, Jordi. Depois de cumprimentarmos todos os 11 Espanhóis, lá nos sentámos novamente ao almoço e...com uma entrada de Ananás com camarões, com um prato principal de cordeiro assado, solha no forno, uma enormidade de doces e boa conversa, mal nos podiamo-nos respirar;) Depois foi subir novamente o monte para regressar à Base...para que no dia seguinte fosse a vez dos Espanhóis visitarem a Base Bulgara. À chegada questionou-se se daqui 2 dias seria possível ir a Hannah Point recolher mais amostras, e para não arriscar, passámos as últimas horas do Natal, e a manhã do dia 26, a analisar amostras dos pinguins para que estivessemos preparados para a próxima ida. Conseguimos acabar todas já depois do almoço com os Espanhóis no dia 26 de Dezembro.

A recepção Bulgara foi excelente e mais um almoço, que desta vez terminou no Bar. O Bar, é simplesmente a Base original Bulgara onde viviam 6-7 cientistas Bulgaros, e que é um Museu, correio, hotel...e Bar! Nunca pensei que fosse possível ver 16 pessoas num espaço tão pequeno mas é! O dia terminou com os Espanhóis a regressarem com um grande sorriso à Base Espanhola, a cantarem “Feliz Navidad” do Zodiac...

Feliz Natal para todos !!!!


José Xavier & José Seco






4 comentários:

Jorge Massada disse...

Como posso contactar o José Xavier? Já tentei através do telemóvel do Gonçalo Vieira sem sucesso e nem sei se estão juntos.

Jorge Massada

Ciência Hoje

Anónimo disse...

Olá José,
Vejo que tiveste um Natal com grande sabor espanhol! Feliz Ano 2012!
Casilda

Thiago disse...

Olá,
Sou brasileiro e achei seu blog sem querer procurando por "salpas".
Estou adorando ler os seus posts =)

Jose Xavier disse...

Muito Obrigado Casilda e Tiago!!!

Caro Jorge, acabei de o contactar.

Forte abraço do Chile a caminho de casa

José