sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Há sempre uma primeira vez...

É verdade...há sempre uma primeira vez! Não esperava estar aqui, agora, a escrever-vos em Ushuaia....a caminho da Antárctica pela minha primeira vez. Eu sou o José Seco, estou a tirar mestrado de ecologia pela Universidade de Coimbra e sou colaborador do Instituto do Mar (IMAR-CMA), dentro da equipa do José Xavier. Faço parte do seu projecto cientifico PENGUIN que faz parte da Primeira Campanha Logística do programa Português ProPolar.






Está é a primeira vez que vou fazer trabalho de campo na Antárctida! Desde o dia em que o José Xavier me falou da possibilidade desta oportunidade única, não houve um dia em que não tenha pensado como tudo será. Como será o ambiente? Como será a base? Como será a viagem? Mas a principal questão foi sempre, como irão reagir os animais à nossa presença? Como será lidar com algumas espécies que só estou habituado a ver nos programas da BBC? Ainda não consigo responder a nenhuma destas perguntas, mas está para breve :))















Agora em Ushuaia já se sente o ambiente do continente branco, os picos dos montes têm neve, há lembranças de pinguins e da Antárctida por todo o lado, os postos de turismo anunciam visitas a ilhas com pinguins! Ate já nos cruzamos por algumas pessoas que têm “cara” de cientistas e andam com t-shirts dos diferentes comités polares!

Agora falta só falta percorrer um pequeno passo até Livingston Island...

2 comentários:

Sofia Esteves da Silva disse...

Apeteceu-me (re)ler hoje este teu texto José e aposto que por esta altura já tens resposta a muitas dessas perguntas.
Eu também sempre tive algumas, principalmente relativas a essa zona do planeta tão especial.
Sem dúvida que deve estar a ser uma experiência única.
Aproveita-a bem e não te esqueças das minhas orcas!! ^^

Jose Xavier disse...

Querida Sofia

Fico muito contente pelo teu comentário!

Tem sido uma experiência única. Em relação às orcas, não tive o privilegio de ver uma mas que andam por lá, lá isso andam. Mas vimos elefantes marinhos, focas weddell, focas crabeater, muitos pinguins...;)

Beijinhos

José