domingo, 30 de agosto de 2009

Existe diferenças em 10 anos? Is there differences in 10 years?

A escrever a partir de Bird Island, Geórgia do Sul (Antárctica)
Writing from Bird Island, South Georgia (Antarctic)

















(É bom ver os filhotes dos albatrozes viajeiros Diomedea exulans de boa saúde outra vez| Is good to see the chicks of wandering albatross Diomedea exulans once again)


Será que a ciência e o modo de viver mudou muito em 10 anos em Bird Island? Interessante que em 1999 e 2000 quando estive aqui, tudo era novo para mim...o contacto directo com os animais, o fascínio da neve, o modo de viver numa base cientifica. Quando regressei em 2009, as comparações foram muitas. Então o que mudou?

















(Bird Island Research Station 1999)


Ao nível de infrastruturas, existe agora uma nova base cientifica, que foi construída em 2005, substituindo aquela a que tinha estado. A anterior era mais pequena, mais acolhedora e com personalidade própria. No entanto, a nova base oferece excelentes condições. A casa de banho já é dentro da base (na base anterior era fora, no "jetty" onde se atracam os barcos), o que é excelente pois no Verão com otárias por todo o lado, era muito complicado ir à casa de banho à noite. A nova base é maior, dá mais conforto e melhor qualidade de vida.


















(Bird Island research Station 2009)


Uma das maiores diferenças é o contacto com o mundo exterior. Em 1999, não existia internet, as trocas de emails era efectuada apenas 1 vez por dia (ou seja, recebia e enviava emails 1 vez por dia e tinha de esperar outras 24 horas por respostas), o custo de um telefonema era cerca de 2 euros por minuto (muito caro para 1999!). Hoje temos ligação à internet 24 horas por dia (apesar da bandwith ainda ser reduzida) , um telefonema para Inglaterra é de custo local e telefonar para Portugal é como estivesse a telefonar para Inglaterra. Ainda imprimimos o jornal diário de 2-3 páginas sobre o que se passa no mundo mas que de certeza deverá acabar em breve pois com a internet já temos acesso a tudo. Ainda não vemos televisão em directo mas julgo que no futuro, isso vai ser possível. Neste sentido, em 2009 estamos muito mais em contacto como mundo e não nos sentimos tão isolados...isso é bom ou mau, depende apenas do ponto de vista e das saudades...


















(Em 1999, a comida era melhor do que esta (e as máquinas de barbear também)! In 1999, the food was much better than this one)

Ao nível social, acho tudo muito semelhante, apesar de considerar que basta sair uma pessoa na base para a atmosfera mudar. Tal como há 10 anos, somos 4 cientistas e as conversas, a alegria de estar aqui, os objectivos que nos move, continuam inabaláveis. A qualidade dos cozinhados também continuam a um nível elevado já que todos fazem um esforço extra em fazer um bom prato e tirar prazer em cozinhar...aliás acho que isso se aplica a tudo o que se faz aqui. Os passeios, o tirar aquela fotografia, o fazer ski quando se tem tempo, o observar os animais que nos rodeiam com a sua simplicidade própria...a ciência.

Ao nível cientifico, as questões evoluiram e claro a tecnologia também. Para perceber onde os albatrozes iam à procura de comida há 10 anos, eu usei uns aparelhos chamados PTT, que enviava para um satélite a posição geográfica aproximada do albatroz 2-3 vezes por dia (recebia um email no dia seguinte a dizer-me onde o albatroz se encontrava). Hoje, uso aparelhos GPS que registam a posição quase exacta do albatroz cada 20 minutos!!!! Também o modo de fazer ciência se alterou um pouco, com muitos dos estudos a focarem nas alterações climáticas e perceber como os animais são capazes de se adaptarem a essas mudanças no ambiente. A ciência também ficou mais inter-disciplinar com estudos que integram não só comportamento dos animais mas também a oceanografia, a fisica, a química,... de modo a perceber o ecosistema como um todo.























(Os simpáticos pinguins gentoo Pygoscelis papua continuam por cá| The adorable gentoo penguins Pygoscelis papua are still around)


Tenho a sensação que tudo mudou por um lado, e por outro lado, nada mudou. As pessoas mudaram, a base mudou mas Bird Island na sua essência continua maravilhosamente igual...

Is it possible that , in 10 years, a lot has changed, in Bird Island? From being here in 1999 and returning in 2009, the comparisons had to occur sometime. In 1999 the bathroom was in the jetty, the base was smaller and more cosy, the scientists were obviously different. Internet was non-existent, phoning would cost 1 pound per minute and I only got emails once a day (which was already pretty good). Now, internet is a 24 hour affair and having a phone call costs at a local rate to UK. Socially is also different but that is exactly why makes this experience unique. We are still 4 scientists and cooking is still of very high quality. It is great to see the effort that everyone puts in everyday to make a different dish and the enjoyment of being in the kitchen. Indeed, I find that the enthusiasm extends to most of the things we do in the island...including the science. Scientifically, the questions also evolved, with the research becoming more inter-disciplinary and the technology imporved. For example, in 1999 I used PTT that would tell me the geographic position of each albatross 2-3 times a day, now I use GPS devices that can tell me the same information every 20 minutes! I have a feeling that sometimes a lot has changed and other times nothing changed. People changed, the base changed...but Bird Island continues to be a marvellous island...and that is still the same!

2 comentários:

Anónimo disse...

Olá boa noite José
Também acho "adorável" esta rapidez com que se recebe e envia noticias para aí, sendo que o aí é aquele lugarzinho pequenino lá em baaaaaiixo, onde vocês estão, permanentemente, quase a fazer o pino :)))))
José, repare que se estivermos 10 anos sem visitar uma qualquer terra, quando lá voltarmos, ao fim desse tempo, encontramos sempre alterações, embora muitas coisas continuem ainda iguais.Seja em Bird Island ou numa das nossas terrinhas deste país, não é?
Quanto aos v/ cozinhados fico fascinada pela variedade das ementas, ao fim de tanto tempo de estadia, sem terem um ..."Continentezito", por perto :)))
Tudo de bom e um grande abraço
Helena

Jose Xavier disse...

Olá querida Helena

Como gosto de ler as suas palavras!!!!

Concordo plenamente. Existe um filme brilhante que, segundo eu, documenta aquilo que a Helena diz: "Cinema Paradiso" De Giuseppe Tornatore. É verdade que tudo muda, e julgo que num filme diz " Nunca voltes a uma cidade onde já foste feliz pois corres o risco de passares a vida a viver memórias do passado!" De certa maneirca concordo com esta frase, pois passei as primeiras semanas a dizer "Há 10 anos faziamos assim..." mas depois volta tudo ao normal de tentar viver o presente...principalmente se o tempo voa!!!!

Beijinhos e bons pastéis de nata!

Jose