domingo, 16 de agosto de 2009

Avalanche de Turismo| Tourism Hotspot

A escrever a partir de Bird Island, Geórgia do Sul (Antárctica)
Writing from Bird Island, South Georgia (Antarctic)


















(As razões do turismo na Antárctica são óbvias| The reasons for the success of tourism in Antarctica are obvious)

Há 50 anos, o primeiro cruzeiro de turismo levou os primeiros 200 passageiros à Antárctida, hoje são mais de 30 000 todos os anos, e o seu crescimento tem sido quase exponencial. Aqui na Geórgia do Sul, registou-se um aumento de 120% do numero de passageiros nos últimos 5 anos. Que impactos tem tanto tourismo? E estará bem regulamentado ou "queremos lá saber"?


A Antárctida é o continente mais isolado do mundo, e também uma das áreas do planeta mais fascinante. Os icebergues enormes, a graciosidade dos pinguins, o frio intenso que nos congela as bochechas, o contacto directo com a natureza, a ausência evidente dos humanos, o sentimento de estarmos num local diferente a que estamos acostumados. E claro, já é um local priviligeado para o tourismo!

Como proteger o meio ambiente Antárctico de tantos turistas? A ideia veio do Sueco-americano Lars-Eric Lindblad, que com um conceito forte na conservação, criou um roteiro turístico que tivesse pouco impacto no ambiente, ao usar cruzeiros (em vez de aviões). O primeiro navio turístico construido preparado para a Antárctica foi o Lindblad Explorer, que visitou o continente em 1969. Este cruzeiro teve também uma forte vertente educativa, com especialistas em várias da ciência polar estivessem a bordo e dessem palestras e servissem de guias...ainda hoje a grande parte dos cruzeiros turísticos na Antárctica são assim.


















(O som e a leveza dos petréis Macronectes spp. a voar é um grande exemplo da Antárctica| the sound and smoothness of flying giant petrels Macronectes spp. are a great example of the Antarctic wildlife)



E então, que impacto do turismo pode ter na Antárctica? De momento, não existe evidências fortes de que o turismo tem um impacto significativo nas plantas, nos animais ou no ambiente da Antárctica. Na verdade, os turistas têm feito menos prejuizos no meio ambiente do que a ciência de alguns países nos últimos 100 anos. Existem velhas bases cientificas abandonadas que só agora estão a ser removidas...está no bom caminho mas...



















(Testemunhar a caça da foca leopardo Hydrurga leptonyx é voltar a origem do mundo, aqui a alimentar-se de um elefante marinho Mirounga leonina| Observing a leopard seal Hydrurga leptonyx hunting is like going back thousands of years, here feeding on a elephant seal Mirounga leonina)


Se o crescimento do turismo é para continuar, que problemas poderão surgir? Dentro de 10-20 anos, o tourismo será a maior actividade humana na Antárctica. Na práctica, o turismo é regulado pela própria indústria, ou seja, quem quiser investir num navio de turismo para a Antárctica, pode o fazer. A boa notícia é que todos os operadores turisticos que operam na Antárctica pertencem a International Association of Antarctica Tour Operators (IAATO), que assegura que o turismo na Antárctica é conduzida de um modo seguro e amigo do ambiente. Seria bom ter uma comissão de regulação do tourismo independente no futuro que poderia, por exemplo, verificar se os cruzeiros estão preparados para ir para a Antárctica. Também seria bom ter bilhetes grátis para educadores (professores de escolas primárias e secundárias) de modo a fazer a ligação com as novas gerações (já que os passageiros destes cruzeiros são mariotariamente de idade avançada, pois são eles que conseguem ter fundos para comprar os bilhetes). Em 2007, o primeiro cruzeiro de 3 000 passageiros visitou a Antárctica....1 ou 2 bilhetes poderão não fazer diferença...



















(A linda foca leopardo Hydrurga leptonyx a dormir| The beautiful leopard seal Hydrurga leptonyx sleeping)


É importante evidenciar que com o turismo há aspectos muito positivos. Ao permitir pessoas irem à Antárctica, encoraja o público a estar mais interessado na conservação e preservação polar. E ao verem com os seus próprios olhos tudo o que a Antárctica é, as pessoas ficam com uma melhor ideia do seu valor. Na verdade, o importante é que todos nós percebamos a importância da Antárctica para o planeta, e que ao visitarmos, o estejamos a ajudar....

















(Os primeiros passos do turismo na Antárctica estão dados| The first steps of the Antarctic tourism have been taken...)


The tourism in Antarctica has exploded!!!! 50 years ago, the first tourism cruise took place, carrying 200 passengers. In 2007, the first 3000 passenger cruise went to Antarctica. Now more than 30 000 tourists going to Antarctica every year....So, is tourism good for Antarctica? Well, it is well regulated by the International Association of Antarctica Tour Operators (IAATO), it brings awareness on conservation and preservation of the polar regions, most cruises have especialists onboard giving lectures and providing guidance on the science and ecology of the region. But is that enough? What are the impacts of tourism? At the moment, there is no strong evidence that tourism has had a significant impact on the plants, animals or landscape in Antarctica....but a constant monotoring of tourism in such a beautiful and amazing place surely needs to be maintained. Also, it would be good to have free tickets (say a couple per cruise) for teachers and educators so that no only "old people" enjoy the experience (as they are the one´s that can afford the tickets) but also making a link to the new generations, through education...

3 comentários:

QV4 disse...

muy bueno el blog !!!!! saludos desde Argentina

Anónimo disse...

Nos tempos que correm a curiosidade humana por novos horizontes é imensa, felizmente, daí que fazer uma viagem à Antartida comece a ser algo comum para quem tem disponibilidade financeira para tal.
Desde que há uns 3, 4 anos vi a reportagem dum desses cruzeiros que fiquei "sonhando" com essa viagem, tal é a beleza natural que se pode ver.
E pena que nunca venha a tornar-se realidade...acho eu :)
Abraço
Helena

Jose Xavier disse...

Obrigado Helena!!!!

Nunca se sabe...

Beijinhos grandes