domingo, 5 de julho de 2009

Como foi MidWinter? MidWinter at Bird Island?

A escrever a partir de Bird Island, Geórgia do Sul (Antárctica)
Writing from Bird Island, South Georgia (Antarctic)

Quando se está na Antárctica no Inverno, numa ilha com 4-5 pessoas, onde a cidade mais próxima está a mais de 1000 km de distância, e existe uma oportunidade para festejar, todas as energias convergem para o mesmo lado: vamos fazer desta semana uma festa!!!! E assim foi...

















(O Inverno já chegou...Parece o Natal!| The Winter is here...MidWinter is on!)

As festividades de MidWinter em Bird Island foram muitas apesar da ciência continuar na máxima força durante o fim de Junho. Tivemos o jantar especial de MidWinter, onde enquando jantávamos ouviamos as notícias de amigos e familiares pela rádio da BBC. Depois foi a entrega dos presentes ( foi feito à sorte de quem fazia o presente a quem). Eu fiz uma quadro em forma de foca vernizado, onde coloquei um agrupamento de fotos, de um lado só fotos do Ewan, e do outro lado da foca, fotos com todos nós e aventuras pela ilha...Ele gostou! Eu recebi um relógio feito de madeira como fosse uma fotografia da base para a baia, com 2 pinguins à frente. Aliás, segundo a Stacey, os bicos dos pinguins são de pinguim verdadeiro!!! O Dave recebeu um livro album de fotografias com algumas das suas aventuras por cá, do Ewan, e o Derren recebeu uma mesa gigante para usarmos quando fizermos BBQ lá fora. A Stacey recebeu uma moldura com os contornos da ilha do Derren. Todos com grandes sorrisos...

















(Stacey com o arco e flecha|Highlander games on: Stacey focused on the crossbow)

Organizámos também os jogos Highlander em que todos vestimo-nos de escoseses: arco e flexa, lançar um Haggis (que é na prática é um scao com um peso dentro, entre vários outros. Tivemos ainda a oportunidade de dar um mergulho na água gelada (estava 1.5 graus celcius) e logo de seguida um banho de água quente numa banheira grande, cá fora...água a 40 graus celcius com a temperatura do ar a 0 graus celcius!

















(Ewan a mostrar o seu resultado do arco e flecha| Ewan, the Highlander Winner, showing us his results in crossbow)


Organizámos um pub crawl, em que cada um de nós da base escolhia uma parte da base e fazia o seu próprio bar...e cada um visitava os outros. O meu bar foi no meu quarto a que chamei "SURF Bar". A fazer lembrar as nossas praias e o desporto que adoro, pus posters por todo o lado, com música a condizer (Jack Jonhson, Donovan Frankenreiter, Ben Harper,.... Para pôr um ambiente de bar usei lanternas e pintei-as de azul, vermelho e verde, o que funcionou muito bem. Passamos o tempo todos a conversar, a ouvir música, a jogar jogos....
























(Ewan ao seu estilo Escoçês| Ewan, the only Scottish with us, taking the trophy home by tossing the caber)


A Stacey, que decorou uma area da base onde estar os aquecedores de água, de cor de rosa, com fotos de cãozinhos pequeninhos, coelhinhos fofinhos, gatinhos amorosos...dando o nome do seu bar de "A quinta". Divertimo-nos imenso também. Aqui o Derren, que foi o cozinheiro da noite, trouxe muita comida para todos...e estava excelente!

















(Derren a ajudar Bird Island a ganhar 3-0| Derren on darts againt King Edward Point (KEP) base...final score 3-0 to Bird Island!!!)

Por fim, fomos todos para a Discoteca que o Ewan fez do Laboratório (tudo em máxima segurança:)...luzes por todo o lado, música muito boa, fez uma bebida excelente com pêssegos, em que incluia muita muita neve acabada de cair. Brilhante!

Na Sexta-feira à noite, jogamos dardos contra uma outra base Britânica na Antárctica em King Edward Point (também na Geórgia do Sul), e que ganhamos por uns expressos 3-0. Surpresa nossa:) Foi muito bom falar com todos (esta outra base, tem 10-12 pessoas), ver a caras de toda a gente (nós usamos skype e funcionou!!!) e conversar um pouco.





















(Dave a dizer até logo!!| Dave tell us ...see you very soon)

Por fim, dissémos adeus ao Dave, que regressou a Inglaterra. Assim somos apenas 4 na base...o Dave. de Manchester, foi sempre uma alegria tê-lo por cá. Já falámos com ele por email e ele está com saudades...depois de umas festevidades destas, é normal!


MidWinter at Bird Island was so much fun and time flew past quickly, even if you are with other 4 people, in the smallest Antarctic British base during the Antartic Winter. We made the best of it: we had a really nice dinner, where we listenned to our friends and family on the BBC, had the Highlander games (where we dressed accordingly) like throw the Haggis and crossbow. During the week, we had our traditional swim on 1.5 degrees celcius water followed by a hot tub (interesting being in 40 degrees water breathing 0 degrees air, a pub crawl where each one of us created their own pub and all of us visited, and of course, darts against the closest British Base to us, King Edward Point, at Grytviken (at South Georgia). Brilliant!!! During the week, we also said goodbye to our dearest friend Dave, that returned to UK! We surely are wishing him well...

5 comentários:

Anónimo disse...

Se a gripe A descobre o caminho para Bird Island e com essas mudanças de temperaturas, já os estou a ver de nariz vermelho enfiados em vale de lençóis...:))))
Ler os seus posts dá-me momentos "deliciosos", por inumeras razões.
Espero que amanhã, a água na praia da Rocha esteja um pouquito mais quente do que essa aí... :)
Leu o m/ post de ha dias atrás?
Tudo a correr bem e muita saúde. Abraço. Helena

Lygia Maria Couceiro Braga disse...

Olá José,

Mais uma vez cá estou a dar sinal de vida congratulando-me com a alegria e diversão com que se faz ciência na Antártica.

Também é importante sabermos que os cientistas são humanos e gostam de se divertir, sem que isso impeça o prosseguimento dos seus trabalhos.

Parabens a todos pela alegria no trabalho.

Beijos,

Lygia

Fatima disse...

Vocês são o máximo.
Haja vontade, empenho e imaginação e de muito pouco se faz uma festarola cheia de cor e alegria.
Obrigada por nos ensinares a viver com tão pouco.

Jose Xavier disse...

Querida Helena!!!

Já vi a mensagem do pastel de nata!!!!!Em grande. Temos de nos reunir para comermos um (ou mais) quando eu voltar...:)))

Um mergulhinho por mim por favor. Pelas noticias que se ouvem sobre a gripe, parece que Bird Island é um local seguro..por enquanto.

Beijinhos e que a água esteja bem quentinha na Praia da Rocha.

José

Jose Xavier disse...

Olá Fátima e Lygia

Que bom saber que estão bem!

Pois é...acho que o truque da ciência é a motivação e curiosidade. E tem de haver convivio e alegria...

Beijinhos de um bom Verão!

José