domingo, 5 de abril de 2009

Mais a norte...more surprises!

Latitude: 52.47 South/Sul
Longitude: 38.58 West/Oeste

















(Mais um magnífico nascer do sol no meio de tanta ciência!)


Estamos a pouco menos de um mês nesta expedição. A ciência a bordo tem sido uma autêntica aventura de surpresas. À medida que vamo-nos dirigindo a norte a mudança de salpas (Salpa Thompsoni) e o camarão do Antárctico (krill Euphasia superba) para outros organismos já se verificou! E foi de um dia para o outro... parecia estarmos num outro Oceano!!!!


















(O anfípode Themisto gaudichaudii)

Agora estamos a apanhar um anfipode (que faz parte da Ordem Anfipoda, que são animais que compõem mais de 7000 espécies descritas de pequenos crustáceos, que vão do 1 mm aos 140 mm). Ele chama-se Themisto gaudichaudii, um zooplanctón carnívoro, e é às centenas!!! O resto das amostras são peixes, umas lulas/potas magníficas e muitas outras espécies de crustáceos.


Então, o que é que se passou? o que fez um Oceano Antárctico que é tipicamente homogéneo para ter estas diferenças tão evidentes? O que acontece é que, quando se deu a mudança, fomos logo ver as temperaturas das águas, as correntes, a biologia dos animais que estávamos a apanhar... tudo isto com aquele espírito de descoberta!


















(Geraint Tarling and Cliff working on the scientific instrument LHPR, to collect zooplankton)


Verificámos que as águas estavam muito mais quentes (mais de 4 graus em vez de por volta de 1-2 graus) para a altura do ano, tendo atravessado uma corrente chamada Frente sul da Corrente Circumpolar Antárctica (Southern Antarctic Circumpolar Current Front (SACCF) ). Nestes anos, dá claramente para ver a sua importância: faz de autêntica barreira para o krill e para as salpas.


Com o Themisto, veio também um camarão de águas mais quentes, Euphausia vallentini, que inicialmente nos parecia uma outra espécie típica de águas frias. Estão a imaginar a nossa cara de espanto quando no laboratório, parámos todos e alguém gritou "Amigos... temos uma nova espécie na expedição... vejam, reparem bem... é a espécie de krill do sub-Antárctico E. vallentini!!!!" E assim, mostramos que estávamos em águas mais quentes (dados dos colegas oceanografos, que estudam as correntes e as características da água), com animais típicos dessas águas mais quentes ...e uma curiosa informação: mais diversidade de espécies!!!










(Electrona antarctica, one of the species that are still around, but decreasing its number as we go north | Photo by Anton Van de Putte)


Assim, junto à Antárctida dominam 3-4 espécies de peixe e são muito abundantes, enquanto a norte junto à Georgia do Sul, passamos para mais de 20-30 espécies de peixe, registado recentemente por um artigo nosso no jornal Polar Biology (Collins, Xavier et al. 2008).


This has been a cruise of scientific interesting facts: as we go north, we see an increase in diversity as expected (particularly for fish) but after Salps (Salpa thompsoni) took over the catches near Antarctica, anything could have happenned...and it did! From one day to another, salps literally disappeared and the amphipod Themisto gaudichaudii dominated, arriving in hundreds. Furthermore, instead of getting Antarctic krill Euphausia superba we were getting sub-Antarctic krill Euphausia vallentini!!! So what is was going on? With the help of the oceanographers onboard, we were able to assess that we were crossing the Southern Antarctic Circumpolar Current Front (SACCF), which seems to be a natural barrier to salps, and to certain extent, krill E. superba. Amazing stuff....

5 comentários:

Anónimo disse...

Tenho vindo a ler os seus relatos e fico contente por saber que estão todos bem, que o trabalho está a ter sucesso e que uma pessoa chamada José Xavier está muito feliz :)Por aqui também se lêem noticias da Antartida, embora (talvez) preocupantes. Se quiser ler... http://dn.sapo.pt/inicio/ciencia/interior.aspx?content_id=1192928&seccao=Biosfera
Continuação de boa expedição. Grande abraço. Helena

Lygia Maria Couceiro Braga disse...

Olá José,

Que maravilha! Tanta novidade e tanta curiosidade a que não teríamos acesso sem este Diário de Bordo Magnífico. Seria uma pena perdermos a oportunidade de aprender tantas coisas.
Obrigada pela disponibilidade. De momento os alunos estão em férias, mas logo que regressem tratarei de reolher as suas questões.
Bom trabalho e muita diversão!
Beijos,

Lygia

Fatima disse...

José Xavier as notícias de maior temperatura da água, não e grande coisa, não é?
As noticias que surgiram hoje sobre a Antárctida, são preocupantes.
Oxalá os homens acordem e travem as loucuras que andam a cometer...
Continuação de boa viagem
Páscoa Feliz.

Paulo disse...

Muito bom seu blog! Já adicionei aos favoritos!

Se vc estiver interessado em parceria ou troca de links avise-me!

http://designinteligente.blogspot.com/

abços

Jose Xavier disse...

Obrigado pelos comentarios Helena e Lygia!

Esta semana tem sido de barba rija!

Beijinhos de uma boa Pascoa

Jose