quinta-feira, 19 de março de 2009

Sucesso no Brasil! Success in Brazil

Latitude: 59 56 S



Longitude: 44 14 W




























"No problem!" disse-me o Charlie, o responsável pelas comunicações do navio cientifico James Clark Ross. "Podes telefonar com toda a segurança que mesmo estando no meio do Oceano Antárctico, longe de tudo e a muitos km de distância de uma cidade digna desse nome, vai tudo correr bem!" O seu optimismo concretizou-se e assim foi....correu tudo muito bem!




















(Charlie, the radio officer of the James Clark Ross)




A conversa para a Rádio Claretiana FM (Brasil) foi uma alegria! Adorei conversar com a "Tuca Miranda", com a Miriam e os seus alunos e escuteiros que estiveram presentes no estudio. Natasha, Rodrigo, Murylo e Matheus....foi um prazer conversar convosco!



Falamos sobre coisas super interessantes e excelentes questões, desde como as alterações que se estavam a verificar na Antárctica podia afectar o Brasil, o que poderiam fazer e também perceber como o meu tabalho, a bordo do James Clark Ross, pode ajudar a compreender o que se está a passar. A Miriam enviou-me estas fotos, que adorei. Isto porque não tinha ideia do que era ser desse lado. Brilhante!















Houve um pormenor paralelo à entrevista, que gostei muito. A entrevista teve previsto pequenos intervalos onde se põe música. Eu fiquei tão contente quando houvi a Tuca dizer... "e agora vamos ouvir Gilberto Gil, Caetano Veloso e voltamos à conversa...". Não só adoro música Brasileira mas também conheço bem estes excelente músicos brasileiros. Excelente escolha, Tuca!!!!

A Prof. Miriam deixou esta mensagem, que me deixou muito feliz e com um sorriso enorme:










"Muito obrigada pela entrevista! Meus profundos gradecimentos também à British Antarctic Survey, que permitiu sua comunicação conosco.É incrível o que se consegue com o avanço da tecnologia... falar com você, directo da Antárctica, à bordo do RRS James Clark Ross. Fantástico!É uma honra participar ao seu lado do Ano Polar Internacional!E é uma honra para nós, brasileiros, juntarmos nossas vozes às de nossos irmãos portugueses nessa luta pela preservação de nosso planeta e para desacelerar o processo de aquecimento global. E é lindo ver tantos jovens de todas as partes do mundo se preocupando com o futuro de todas as espécies. Agradeço também à Rádio Claretiana FM por se juntar a nós nessa empreitada. Sem dúvida é um acréscimo importantíssimo!É também com muita alegria que lhe conto do entusiasmo do Grupo Escoteiro Santa Cruz, representados no estúdio pelos escoteiros Natasha Belchior e Rodrigo Arena, ao se juntar a nós. Fiquei muito feliz também pelo entusiasmo de Murylo César e Matheus Bíscaro em participar da entrevista, representando a juventude da cidade de Rio Claro.Enfim, faz-me mais do que feliz ver essa onda crescer cada vez mais nesse imenso Brasil!Um grande beijo! Miriam H. Almeida"


O mesmo sucesso aconteceu no colégio Puríssimo de Coração de Maria, onde mais de 40 alunos da escolas e professores levantaram excelentes questões sobre as regiões polares. Abraço ao Prof. Alexandre, prof. Gislaine e claro, novamente à Prof. Miriam e seus alunos. Adorei!


















(Students of the college Puríssimo Coração de Maria with the teachers Prof. Miriam, Prof. Alexandre and Prof. Gislaine)
Miriam, o prazer foi todo meu!

The radio interview from Antarctica to Brazil were a total success. An hour of interview with amazing questions about climate change, global warming, how the polar regions can affect the planet and Brazil in particular was highly interesting. The questions put by the students and scouts Natasha, Rodrigo, Murylo e Matheus were brilliant. Many thanks to Prof. Miriam Almeida and Tuca Miranda, the responsible for the interview at Radio Claretiana FM (Brazil). Prof. Miriam sent a message of thank you to the British Antarctic Survey for the excellent assistance in making this interview possible. Similarly, another entreview took place at the College Puríssimo Coração de Maria on which was a great experience as well. This interview is part of the International Polar Year day on the subject "Polar Oceans". See www.ipy.org for more information.

2 comentários:

Lygia Maria Couceiro Braga disse...

Olá José,

Magnífico!
Que maravilhas a tecnologia nos proporciona.
Fico muito feliz pelo sucesso que foi a entrevista. Esta viagem promete e novidades e dinâmica.
è muito importante o envolvimento dos jovens nestes projectos. Afinal, amanhã, tudo isto estará nas mãos deles.
Que continue como até aqui.
Bjs,

Lygia

Miriam disse...

Querido José,
Muito obrigada mais uma vez por compartilhar, desta vez com professores e alunos do Colégio Puríssimo Coração de Maria (Rio Claro SP, Brasil), um pouco do seu enorme conhecimento sobre vida marinha e sobre os pólos!
Mais um Dia Polar no nosso calendário (18/03/2009), e mais um enorme sucesso graças a sua gentileza para com todos que querem aprender mais sobre os pólos e sobre a vida marinha naquelas regiões. Estou lhe enviando duas fotos: uma em que o professor Alexandre, de química, está lhe fazendo uma pergunta, e outra em que estamos eu, Alexandre e a professora Gislaine, de história, ladeados por uma parte dos alunos que estavam no anfiteatro ouvindo suas explanações (infelizmente alguns tiveram que sair um pouco mais cedo).
Um grande beijo,
Miriam