sábado, 26 de abril de 2008

Lançamento do livro "Uma Aventura" (book launch)



























No dia 15 de Março foi lançado o livro "Uma Aventura...no Alto Mar", o numero 50 de Isabel Alçada e Ana Maria Magalhães. Estas simpáticas escritoras começaram a escrever os livros "Uma Aventura..." em 1982. O interessante é que o livro foi feito em colaboração com cientistas polares...




















O lançamento foi um sucesso. A ideia veio da Prof. Clara Rocha que as contactou sobre a possibilidade de fazer uma aventura polar. Eu e o Gonçalo tivemos várias conversas sobre como é fazer ciência polar numa perspectiva portuguesa, a importância da ciência polar para o planeta Terra, e como seria importante chegar algumas das nossas aventuras pessoais para os mais novos. Foi bom ter lido os livros "Uma Aventura..." quando criança e agora, 20 anos depois, estar a dar ideias para um e conhecer as autoras pessoalmente...um sonho!




















O livro não só me levou à Antárctica, como também me fez viver algumas das muitas aventuras que tive. E ter tido o privilégio de estar na própria aventura? Brilhante! Toda a história dos 5 está muito bem construida e elaborada. Com um humor único e uma sensibilidade fantástica das autoras, somos facilmente levados a estarmos sempre ao lado das gemeas, do Pedro, do João e do Chico nesta aventura.





















Aqui temos a professora Madalena Mota com as autoras para a sua cópia autografada. Os seus alunos agradeceram certamente. Na parte final do livro existe uma secção importante sobre "o que é real na história". Aqui pode-se ler informação importante sobre as regiões polares, o Ano polar Internacional e a ciência portuguesa, tudo bem recheado com fotografias nossas.


Por fim, gostaria apenas de deixar um beijo à professora Cristina Teixeira (em baixo) e os seus alunos da D. Maria Pia (Casa Pia de Lisboa) pelos excelente filmes que nos têm proporcionado. É com este sorriso deste miudo que vos deixo hoje...Boas leituras!!!










"There was a launch of a children´s book in Lisbon on the 15 March, in which 5 children are taken to the Antarctic and undertake a number of adventures. The authors, famous in Portugal, Ana Maria Magalhães and Isabel Alçada, are considered to be the "Enid Blyton" of Portugal. The storyline was created through conversations with polar scientists and whose book was a huge success!"

5 comentários:

Lygia Maria Couceiro Braga disse...

Olá José,

Fiquei contente por ter notícias, pois como não tive possibilidade de estar presente no lançamento do livro, finalmente tive notícias do evento. Como era de esperar, foi um sucesso. Já comprei e ofereci aos sbrinhos pela Páscoa.
Deduzo que tenha terminado a visita e conferências dos Açores. Ficamos a aguardar a reportagem, convencidos de que correu bem, claro.
Fiquei muito orgulhosa por ver que uma aluna minha (Zohra) tinha visitado o blog e tinha tido coragem para deixar um comentário. É preciso mantê-los motivados e a curiosidade faz milagres.
Bom trabalho. Fico atenta às novidades.
Beijinhos,

Lygia

Jose Xavier disse...

Olá Lygia

De momento estou de partida novamente mas quando chegar irei mostrar-lhe um pouco do que foi os Açores...

As V Jornadas Interdisiciplinares da Ilha do Pico (organizadas pela EB/S das Lajes do Pico) foram brilhantes!

Beijos

José

Lygia Maria Couceiro Braga disse...

Olá José,

Resta-me esperar pelo regresso para ver essas maravilhas.
Boa viagem e continuação de sucessos estrondosos.
Beijos,

Lygia

Anónimo disse...

José Xavier agora é preciso traduzir o livro para Inglês, não é?
Senão como é que os observadores deste blog, vão satisfazer a curiosidade sobre o livro.....e os companheiros de viagem...!!????
Bom trabalho
Um abraço

Lygia Maria Couceiro Braga disse...

Olá José,

Quase apanhei a sua passagem pela Antena 3, mas cheguei tarde.
Continuamos à espera de novidades (e devem ser muitas!!!!!). Sabemos que o tempo é curto, mas estamos desejosos de notícias.
Pelos vistos, as viagens têm corrido bem.
Fico a aguardar notícias de novas aventuras.
Beijinhos,

Lygia