segunda-feira, 31 de dezembro de 2007

A caminho da Antárctica (On our way to Antarctica)

Latitude : -52.25 Sul
Longitude: -57.00 Oeste


Estou no meio das àguas sub-Antárcticas, perto das Ilhas Falklands!


Saímos de Stanley, a capital destas Ilhas com cerca de 2000 habitantes, às 16 horas locais (19 horas em Lisboa), após conduzirmos mais preparativos e reuniões de trabalho.












Vários aparelhos foram montados, A foto mostra Marina and Rebecca a montar um aparelho chamado FRRF (Fast Repetition Rate Fluorometer) que mede a saúde de fitóplancton no mar, consoante a florescência produzida pela algas.














Hoje também incluiu uma aula de como proceder em casos de emergência. O Amish (em pé com o colete) fez honras de nos lembrar que a segurança a bordo é muito importante. Faz sentido pois estaremos numa àrea remota em que demorará algumas horas (se não for dias) a obter ajuda.

















A equipa é excelente e a camaradagem é obvia entre todos. Doria a dar o exemplo de como colocar o colete de salvação.






















Eu também estive lá...a entrar no barco salva-vidas....atenção que estou de T-shirt mas como é Verão neste Hemisfério, e estava uns bons 5 graus celcius, deu para aguentar!









Steve, um dos senhores que trabalha na British Antarctic Survey, mostrou-nos como estar em segurança dentro do barco de salvação. Em grande!







(We left Stanley, Falkland Islands capital on our way to Antarctica. Various preparations have been carried out, including getting various complex devices ready, receiving health and safety lessons onboard of the James Clark Ross and meeting all the crew)

3 comentários:

GreenNerds disse...

José Xavier,

Desejamos que a passagem do ano tenha sido Estupenda!! Diferente foi certamente :)

Votos de uma excelente expedição/campanha e um Novo Ano pleno de excelentes projectos!

Deve ser fantástica essa maravilhosa experiência para os jovens alunos que a partilham! E estou certa permanecerá para sempre com eles!

Os Pais devem agradecer a generorsidade... porque é uma grande responsabilidade partir com alunos!

Já fiz vários intercâmbios escolares a nível europeu [nada parecido com uma viagem à Antárctida] e sei apreciar a preocupação no dia-a-dia em cada detalhe!
Mas depois o sorriso no rosto dos alunos e a cumplicade são espantosos!

FELIZ ANO NOVO... onde quer que se encontrem!!

Beijos e abraços

GiSouto

P.S. Não consegui comentar com o 'Blogue dos Caloiros'!

Gonçalo Vieira disse...

Olá Gina,
Apenas um esclarecimento. O Zé não está na expedição Students on Ice com os alunos, mas sim numa outra expedição do British Antarctic Survey. No Students-on-ice está a Ana Salomé do projecto LATITUDE60!.
Abraço e bom ano novo!
Gonçalo Vieira

GreenNerds disse...

Então, as palavras ficam para a Ana ;)

Obrigada pelo esclarecimento, Gonçalo!

Bom Ano para todos!
Um abraço