segunda-feira, 7 de janeiro de 2008

Vamos mais para Sul! (Going further South!)

Latitude: -60.06
Longitude: -43.52













Este fim de semana foi em grande! Por incrivel que pareça a paisagem mudou drasticamente...estou mesmo no meio de gelo! E que vista...tirar fotografias tem sido como comer um colher de gelado...assim que acabas de dar uma, já estás desejoso de comer outra. Como a vista tem sido tão interessante, não tenho parado em ir para a ponte do navio tirar fotos e conversar com colegas e amigos... eu, a Gabi e Libby.














Geraint Tarling (em baixo), o responsável pela equipa cientifica, nos informou que tentariamos ir mais a Sul pois aas condições do gelo nos estava a judar. Para mim foram noticias muito boas, não só ao nivel cientifico (obteria mais dados) mas porque iria ter a oportunidade única de ver o limite do gelo ("ice edge"), onde a densidade de icebergs é muito maior, as temperaturas ainda são mais baixas e o oceano é literalmente coberto por gelo.























Ao nivel cientifico, tem sido bastante intenso e com bons resultados. Tenho apanhado bastantes espécies , e o camarão do Antárctico, krill, tem sido uma presença regular, para satisfação para todos nós. Aliás, a abundância do krill tem sido um maior do que o esperado, o que está a tornar este cruzeiro cientifico ainda mais interessante. Em baixo temos uma alforreca (Atolla sp., krill e um peixe mictofideo à esquerda).

















Quantos aos pinguins...vos mostro em breve!!!!
(This week could not start better! The news were given by Geraint Tarling, the scientific officer for the research cruise, that we would be going further South. This would mean even better data for our studies and enjoying the company of more icebergs, more wildlife and beautiful landscape that only the Antarctic can provide)

1 comentário:

Unknown disse...

ola jxavier! bom ano e parabéns pelo trabalho!
espero q esteja a correr tão bem ou melhor que o desejado! tenho tentado post alguma mensagem mas ñ tenho conseguido!:(
a net na escola ñ anda boa e queria com o slaunos (que são de 4º ano) colocar uma questão. espero conseguir.
bjs e abraços mais quentes dos 15º em lisboa :)
sandra antunes