Longitude: -41.24
Fantástico como tudo dentro do navio está tão bem organizado, e nada é deixado ao acaso, principalmente nestas tempestades. Maravilhoso aperceber-me como tudo funciona bem e a horas. O exemplo obvio é como a carga e as amostras recolhidas estão bem arrumadas, isto porque nisto das tempestades testa bem o quando tudo está bem fixado...ops...lá vai o copo!!!!!
Segundo Peter Enderlein (em baixo), o responsável pela organização do material e pela operação de aparelhos cientificos, cada cruzeiro é planeado com mais de 1 ano de antecedência (a parte cientifica pode ser planeada 5 anos antes mas normalmente é por volta dos 2-3 anos antes, dependendo muito do projecto ou cruzeiro).
Na foto abaixo, tirada após a nossa chegada às Ilhas Falklands, mostra Peter a trabalhar com os cientistas Martin e Hugh na montagem de aparelhos cientificos de recolha de amostras, isto para certificar se está tudo bem.
Assim, todo o material a ser levado no navio tem de ser empacotado até Agosto-Setembro do ano do cruzeiro. Neste cruzeiro que se iniciou em Dezembro 2007, em Setembro tudo tinha de já estar no navio. Caso falte alguma coisa, esse material terá de ser levado em mão pelos cientistas pelas vias normais de aeroporto...mas não podemos levar mais de 40 kg, já incluindo a nossa roupa.
Assim que se chega a bordo, o primeiro passo é avaliar onde está tudo a bordo e se encontra em boas condições. Posteriormente tudo tem de estar bem acomodado, seja dentro, seja da parte de fora do navio, na proa ou popa.
Abaixo temos o aparelho MOCNESS (à esquerda), que consiste em 9 redes de pesca, cujas aberturas são feitas informaticamente a bordo à profundidade desejada. Ou seja, à profundidade de 50 metros, temos um dos cientistas a clicar num botão para fazer uma determinada rede abrir. Isto para determinarmos a distribuição de organismos a diferentes profundidades. Ao mesmo tempo, este aparelho também regista vários parameteros com a temperatura.
O objectivo desta elevada organização e arduo trabalho prévio, é para certificar que toda a ciência realizada seja feita com profissionalismo e com os melhores resultados possiveis. Peter e Martin a conversar sobre a performance de uma das redes...
Se tudo correr bem...podemos depois descansar!!!!
(For everything to work well, it is imperative to make sure that all material is well kept onboard. During these storms, no risks can be taken. A scientific cruise can be planned up to 5 years prior to its start, and all gear should be onboard well before the cruise. For example, for this cruise in December, all gear must have been packed onboard of the James Clark Ross in September. Peter Enderlein, as one of the responsible for the gear onboard, emphasizes the need for prior planning for a successful cruise: the scientific gear was checked as soon as got into the Falkland Islands, everything is well kept (either in boxes in the hold or on deck), and any activity with a given scientific gear is double-checked to be operational. Hard work, planning and organization makes a successful science cruise...so that afterwards we can relax!)
3 comentários:
Escrito por:
Afonso,Emanuel,Samuel do 7ºD
da escola Neves Júnior da prof. Clara Abegão.
Andamos a gostar dos trabalhos que o Dr. tem posto no blog.
Queriamos estar aí na Antártida e continue a mandar mais fotos.
Olá Afonso, Emanuel e Samuel
Obrigado pela mensagem!!!!
Caso tenhma alguma questão não hesitem....
Beijos à professora Clara e continuação de uns bons estudos em Faro.
Grande Abraço
José
Olá Amigo,
Não me queres enviar um pouco dessa tua capacidade de organização? Já agora, e se não for pedir muito, envia também um pouco do teu sorriso.
Abrações daqui do pessoal:
as duas Anas, Sónia, João ... e companhia.
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