sexta-feira, 4 de janeiro de 2008

Frio e mais frio....mas feliz! (Cold and more cold...but happy!)

Latitude: -60.36
Longitude: -48.19

Depois de chegar ao ponto mais a Sul do cruzeiro cientifico (linha amarela; Latitude de -60.36 72), estamos a realizar estudos em direcção à Convergência Antárctica (onde as àguas frias do Oceano Antárctico se encontram com àguas do Sub-Antárctico; linha vermelho no mapa). CTD são estações onde estão planeados mais estudos durante este cruzeiro. Este mapa foi produzido pelo Nathan (obrigado!).




















A Antárctica vivida dentro de um navio oceanográfico não é assim tão dificil. Vejamos:
1-Temos aquecimento central o que significa estarmos de T-shirt dentro do navio (Jeremy, que está de camisa à direita no restaurante é daqueles que está quase sempre de T-shirt...dentro e fora do navio!),

















2- Somos tratados muito bem, e até temos direito a restaurante, noites de cinema, sauna (Jerry) e ginásio (Mark na sua máquina).






































3 - A ciência que fazemos faz-nos estar com um sorriso nos olhos (são todos e não há excepção!) e perceber o privilégio que é estar aqui. Ou seja, fazermos o que gostamos não cansa....

No entanto, estas condições extremas faz-nos lembrar que não é fácil, é preciso muito espirito de sacrificio e muita de dedicação de anos para se chegar aqui..dai valer vos dar umas informações extra:

a- O nosso trabalho é na popa do barco, na parte de fora do navio. Ou seja, aqui sente-se o frio mais gelado do planeta a entrar pelos ossos tenrinhos do ser humano...muito mais quando falamos do nosso corpinho Português. As temperaturas ontem rondaram os -1 graus Celcius mas para mim pareceu -40!!!! e estava todo equipado. Já estive nas montanhas a -20 ou -30 mas este frio daqui parece que entra mesmo até ao osso...
b- O nosso trabalho é intensivo, pois temos inumeros projectos a decorrer ao mesmo tempo. Estou a trabalhar da meia noite ao meio dia e quase todos os dias fico mais umas horas pois tenho sempre coisas a fazer. Ou seja, é comer, dormir e trabalhar....mas trabalha-se muito bem pois todos ajudam todos...somos uma grande familia!!!!!!

Aqui temos o caso da Daria e a Maria a trabalhar juntas...























c- Está um frio de gelar ossos! Já vós disse isso? Se sim, vai outra vez....as minhas bochechas ainda não descongelaram do trabalho de ontem, quando nevou a sério (ver foto abaixo). Basta aquela brisa leve que entra pelo pescoço...A temperatura da àgua ronda os 0 graus e quando trazemos as redes para a popa é sem luvas em alguns dos casos (dedinhos em àgua quente 5 minutos a descongelar após cada rede) ! Enquanto isso, para os pinguins barchicha, que nos fizeram companhia ontem, a àgua está optima e passaram o dia a brincar em redor do navio como estivessem a nos convidar para um bom mergulho.
















(After reaching the most southern latitude in the expedition, I reflected on the way on life onboard. One one hand seems easy: 1- Central heating all over the ship, therefore possible for a Portuguese person to survive, 2- Having excellent conditions onboard, such as a restaurant, gym and a sauna, 3- Having the privilige of working in such a special place. On the other hand...we work outside, therefore pretty challenging for a Portuguese person used to 20-30 degrees ceclius most of the year. Also, we work long shifts (although it becomes easy because everyone helps) and... have a told you how cold it gets?)

Sem comentários: