sexta-feira, 25 de janeiro de 2008

Estamos a meio do cruzeiro! (Hump day!)

Latitude:-55.20
Longitude:-41.12

Estamos exactamente a meio do cruzeiro! Já realizamos bastante trabalho. No mapa abaixo mostra onde estamos de momento.










Tem sido uma autêntica aventura e outros cientistas ainda se questionam "José, porque estás sempre de bom humor e com um sorriso?" A resposta é simples.... todos os dias sinto que sou um privilegiado em estar na Antárctica e que estou a ter uma oportunidade única de viver ao vivo um mundo diferente. Quero simplesmente aproveitar todos os minutos!!!!

Para outros colegas cientistas, que já ca vieram umas 15-20 vezes, é só mais uma viagem. Para mim, que estou na quinta viagem à Antárctica, continuo maravilhado com tudo, desde sentir novamente o ar gelado, da beleza intrinseca do Antárctico,






dos pinguins e dos albatrozes



























das focas, elefantes marinhos (em baixo) e lobos marinhos
















das baleias (em baixo, a baleia comum)

















da satisfação de realizar boa ciência depois de cada dia de trabalho árduo, simplesmente de tudo. Mas não sou só eu, a grande maioria dos amigos e colegas sublinham as minhas palavras.


(Today is Hump Day, which means we are half way of our research cruise. Overall, it has been amazing. In various occasions, fellow scientists has asked me "José, why are you in such good mood all the time?" Simple, my friends.... I fell so priviliged and happy to be here. Never been that so much South, with so much ice around, simply fantastic, breathtaking. If we get as many adventures and good datasets as we have so far, we will be happy scientists in a great research ship!)

8 comentários:

Anónimo disse...

Ouvi hoje na antena 1 a referência a esta viagem e ao seu nome. Fiquei deveras curiosa. Desde que ha 2 ou 3 anos vi uma reportagem dessas paragens que digo que gostaria muito de visitar essas paragens, emboar saiba que isso não vai acontecer. Tambem eu me sentiria duplamente, triplamente privilegiada se aí fosse. Vou tentar acompanhar a v/ viagem, aqui em Lisboa, através deste blog. Tudo de bom. Helena

Victor Azevedo disse...

Meu caro Dr.,
Ouvi hoje na Antena 1 a sua belíssima entrevista e, mesmo a conduzir, anotei a morada do seu Blogue.
Entrei agora e já li e vi tudo, tudo. Estou fascinado e adorava estar também aí para observar toda essa maravilha que os vossos olhos estão "saboreando"!
Vou divulgar este seu excelente, belo e entusiasmante trabalho a todos os meus amigos pois quero que partilhem comigo/connosco a sua excepcional experiência.
Desejo-lhe o maior sucesso no seu trabalho e, diáriamente, ter-me-á aqui a saborear tão bela experiência.
E...Muito grato pelo excelente trabalho!
Victor Azevedo

Unknown disse...

Caros Helena e Victor,

Muito obrigado pelas vossas simpáticas palavras!

Sem dúvida que a Antárctica é um dos locais espantosos do planeta.

A minha perspectiva acaba obrigatoriamente por ser nossa, a Portuguesa. Daí esperar que algumas destas fotografias (a grande maioria foram tiradas a dizer "Isto é espectacular!") vos dê uma perspectiva de uma pequena janela para a Antárctica mas familiar.

Gostaria apenas de vos dizer que também um bom pôr do sol de Cascais, a vista da Foz do Porto e a beleza da Costa Vicentina têm em mim o mesmo efeito que a Antárctica. Vivemos num pais magnifico...

Sim... pinguins, icebergues e focas destas espécies só mesmo aqui.

Alegria pois vou continuar em contacto!

Grande abraço

José

Fernando Lopes disse...

Caro Investigador

Também eu ouvi a reportagem da Antena 1. Acabo de aceder ao seu blog , que visitei com muito interesse. Tomei mesmo a liberdade de postar algumas imagems e informação sucinta no Blog: http://oeiraslocal.blogspot.com/, na expectativa de partilhar com os visitantes o meu entusiamo e interesse por esta iniciativa

Desejo-lhe a si e à equipa internacional os maiores sucessos

Fernando Lopes

Anónimo disse...

Posso não ir à Antartida mas, em contrapartida, já posso dizer que palavras escritas por mim chegaram lá, bem como as que vieram, como resposta, foram escritas por ...um português!O mundo é pequeno! Continuação de boa viagem e bom trabalho. Helena

Victor Azevedo disse...

Interessante.
Como Helena, eu exactamente pensei o mesmo e, orgulhoso, isso mesmo disse hoje ao meu filho enquanto lhe divulgava o excelente Blogue do dr. Xavier: "entrei num magnífico blogue feito por um cientista na Antártida e até já recebi resposta de lá...".
Obrigado, dr. Xavier pela sua simpatia e pelo magnífico trabalho e acredite que aqui ficarei/ficaremos atentos!
Um abraço!
Victor Azevedo

PS - Já me esquecia: O nosso Sporting acabou de "dar" 2 sêcos ao Porto! Mas talvez já saiba... Esta belezura da net põe-nos em todo o lado ao mesmo tempo!...

Jose Xavier disse...

Caro Fernando

Muito obrigado pela mensagem!

Pode tirar fotografias do blog desde que proceda da seguinte forma: pedir primeiro autorização ao autor e mencionar a autoria das fotografias onde forem publicadas.

Grande abraço da Antárctica!

José Xavier

Jose Xavier disse...

Caros Helena e Victor

Que bom!

Com as tecnologias de hoje é cada vez mais fácil comunicar. A internet ajuda muito.

Devo salientar que o blog espera ter esta vertente didáctica forte, já que o blog faz parte do programa educacional Português para o Ano Polar Interncional, LATITUDE60! (www.anopolar.no.sapo.pt/latitude60), a decorrer até Março 2009.

Portugal tem cerca de 20 cientistas a fazer investigação nas regiões polares...fantástico não é?

Obrigado pela noticia Victor.

Grande abraço da Antárctica

José