quinta-feira, 17 de janeiro de 2008

Evolução! (Evolution!)

Latitude: -58.36

Longitude: -43.20


Hoje apercebi-me mais uma vez o quanto especial é o planeta em que vivemos. Estou no meio de um Oceano Antárctico, tenho por baixo de mim 2km de àgua a 0 graus Celcius (bem geladinha!), a milhares de quilómetros de uma cidade digna desse nome, não se vê terra por mais que dê volta ao navio, e no entanto...há vida aqui!!!!!
















As aves marinhas estão sempre connosco, como neste caso um albatroz de cabeça cinzenta. Só houve uma noite, em que não havia muito vento e quando fui dar uma volta pelo navio havia um silêncio que logo me apercebi que não havia aves... que saudades!


É muito interessante reflectir como os animais evoluiram para se adaptarem a condições ambientais que inicialmente seriam dificeis de habitar. Aqui temos várias espécies totalmente adaptadas a viver no frio, àguas frias, no meio do Oceano...onde nós não sobreviriamos 1 minuto
sozinhos tal como estas aves o fazem.





(Today I recognized how amazing our planet is. Here I am in the middle of nowhere, with 2 km of cold water beneath me, no land to be seen, water at 0 degrees celcius...but nevertheless various animals are able to cope with all these dificulties...albatrosses, seals, prions, petrels. Extraordinary how these animals evolved to be adapated to such harsh conditions for an human being. Us, would not survive a minute...beautiful seeing them so "at ease" at sea...)

2 comentários:

Unknown disse...

olá josé xavier
somos a turma do 4º ano da eb 1 Veiga Ferreira.
gostámos muito de ver as imagens e esperamos que ajudem muito os animais!
Gostávamos colocar algumas perguntas:
Durante o verão aparecem plantas? Como é que sobrevivem?
Como sobrevivem os animais com tanto frio?
Os pinguins "aguentam-se" tanto tempo debaixo de água como as focas?
Bom trabalho e bom regresso
Abraços do "bando dos 23"

Jose Xavier disse...

Olá a todos!

Boas questões. As respostas:
1- Durante o Verão aparecem plantas?
Em relação às plantas marinhas (algas a que os biologos marinhos chama fitoplancotn), elas são mais abundantes on Verão. No Inverno, 6 meses sem sol, elas estão mais limitadas. Assim que a Primavera chega (aquando do equinócio), as algas finalmente têm o sol para se poderem reproduzir em grandes quantidades. Resumindo, existe algas todo o ano mas é na Primavera e Verão que há mais (maior abundância).

2- Como é que os animais sobrevivem a tanto frio?
Bem, isso deve-se a várias estratégias, que podem ser morfológicas (ou seja, o seu aspecto. No caso dos pinguins, eles possuem penas especificas que não deixam a àgua fria à pele...outra estrégia, no caso dos peixes, várias espécies possuem algo (enzima) que não deixa que congelem. Muitos estudos têm estado a avaliar como esse processo se efectua.

3- Os pinguins aguentam-se tanto tempo de baixo de àgua como as focas? Tudo depende das espécies que estamos a falar. Os pinguins imperadores podem chegar a mais dos 500 metros de profrundidade (mas na generalidade das espécies é por volta dos 200-300 m ou menos) enquanto os elefantes marinhos podem ir aos 1500 metros e podem aguentar-se mais de 1 hora debaixo de àgua. Para pôr em perspectiva, o Homem pode chegar aos 130 metros e aguentar pouco mais de 4-5 minutos.

Beijos e abraços da Antárctica

José