quinta-feira, 10 de janeiro de 2008

Estamos no meio do gelo! (Right in the middle of sea ice)

Latitude:-61.40
Longitude:-44.03

A vista é indiscritivel....
















Icebergs de vários tamanhos, a cor da àgua azul turquesa muito cristalina, saber que a àgua está a 0 graus ou menos, uns pinguins aqui e ali, tudo tão diferente a que estamos acostumados. è tudo tão bonito!!!! A foto tirada abaixo tem uma história. Estava no bar do navio, no segundo andar quando olho pela janela e vejo este iceberg repleto de pinguins...foi um correr entre corredores, pessoas e tudo o que pode aparecer para atrapalhar...até que consigo chegar à popa do navio com a maquina fotográfica...este foi o resultado...lindo o olhar despreocupado deles.
















O Nathan teve o privilégio de tirar uma foto brilhante a uma baleia de bossa (Humpack whale).
















Interessante que hoje o vento abrandou o que fez com que as aves deixassem um pouco sós. Não se houve outro som além do quebrar do gelo à medida que o navio vai de encontro aos icebergues....A sensação de estar aqui é de total isolamento..só nós, o navio e milhares de km de gelo em todas as direcções....fantástico!

Quem vive muito por estas paragens é o krill, o camarão do Antárctico, que um grande de numero dos cientistas a bordo estuda.















Aliás, é conhecido que o krill prefere viver debaixo do gelo, quer devido a haver bastante alimento debaixo do gelo, mas também para evitar demasiada exposição a alguns predadores como as baleias, focas e pinguins.

Angus Atkinson é um dos grandes senhores da ciência polar associada ao krill. Neste cruzeiro está a estudar o comportamento do krill em relação ao transporte de carbono para àguas mais profundas.



Até amanhã....e bons sonhos!
(After finishing the research around Coronation Island, we headed South. At the moment the view is incredible...plenty of icebergs, some with penguins on them, and the sea is pretty calm. In these sea ice conditions, krill is in heaven. Under the ice they are more protected from breathing predators such as whales...soon we will reach another area for research, in which Angus will be even more happy: hurray!)

2 comentários:

Anónimo disse...

esta tudo muito fixe na net sobre a vossa viagem

Anónimo disse...

Ze'. Enqto andas por ai' o SCP anda a perder... Filma tudo.