sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

9. Passagem de Ano


Foi a primeira passagem de ano passada longe da família! Logo tinhámos de suavizar o impacto das saudades ao integrarmos ao máximo no ambiente Antárctico com todas as pessoas com quem estavamos. O primeiro passo foi conseguir um dia na semana de Natal para cozinharmos para toda a gente na nossa Base...eram apenas 12 pessoas!!!!! Uma tarefa aparentemente intimidante, mas com boa música portuguesa a acompanhar-nos (Deolinda, Xutos e Pontapés, Ace,...), lá cozinhámos um clássico bitoque! Porquê bitoque? Porque não?


Colocámos a mesa tipicamente Portuguesa, com pão, azeite e azeitonas. O aperitivo escolhido foi pequenas espetadas (feitas com palitos) com pequenos quadrados de pão, queijo, pimento verde, presunto e azeitonas. Fizemos uns bons bifes na frigideira com Azeite Português, um arrozinho branco com cenoura e ervilhas (sim, havia por cá) e batatas fritas a acompanhar. Houve boa conversa sobre Portugal e os nossos costumes, ao apresentar tal prato que existe em qualquer casa de pasto Português. A sobremesa foi a nossa arma secreta, com uns bolinhos feitos em Portugal (prenda de Natal da família!), que os como desde que me lembro do Natal, de noz e amêndoa que fizeram a delícia de todos. Até a Galia (a nossa querida cozinheira) pediu a receita;)

Depois de andarmos bastante atarefados com mais trabalho de campo em Sando Point (ver o próximo artigo) e no laboratório (sim tivemos de trabalhar nos 2 dias, dias 31 e 1), o dia da passagem de ano chegou. E que dia... de manhã fomos à Base Espanhola com o Bobby para resolver questões informáticas, e ao fim da tarde foi-nos dado a notícia que iriamos celebrar 4 Anos Novos!!! Não percebemos...

Às 6 da tarde (9 da noite em Portugal), a Base Bulgara entra numa actividade nunca vista. Havia que celebrar o Ano Novo na Bulgária às 7 da tarde...e como tradição aqui há que ir para o Monte Krum (a 5 a 7 min de skidoo (45 minutos a pé!); ir também ao google caso não tenham a certeza do que é). E assim foi. A vista do Monte Krum é lindissima, com glaciares, a Base, a Baia Sul à frente, o monte de gelo Friesland (com picos de mais de 1500 metros de altura) e o Monte Bowles (com apresenta fissuras muito interessantes)....Com champagne e palavras do membro mais velho da Base (Roman), lá se celebrou o Ano Bulgaro.


Descemos à pressa para a Base pois a RDP Antena 1 tinha-nos contatádo para falar connosco em directo para as celebrações do Ano Novo em Portugal (com Edgar Canelas, Cristina Condinho e amigos). Foi muito bom ouvi-los e partilhar um pouco a nossa experiência, a importância do nosso trabalho cientifico e falar com pouco de Português. Ficámos com um sorriso gigante! Pouco depois era tempo de celebrar o Ano Novo na Polónia (o Sando vive lá!) e às 9 da noite fomos nós com todos os Portugueses;)))) e finalmente à meia noite local (3 da manhã em Portugal), celebrámos o Ano Novo de Livingston Island.


Foi uma noite muito divertida com todos em bons espiritos, que muito nos fez reduzir todas as saudades quando estamos longe!


BOM ANO 2012!!!!


José Xavier e José Seco


Sem comentários: