sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

10. Sando e as despedidas!!!


Sando é uma pessoa que contiagia com a sua felicidade, é a alma da base! Pela alegria, atitude diária de companheirismo e um sorriso sempre pronto para todos, ele é uma antêntica forte de inspiração para todos. Numa das saídas a Hannah Point, percebemos que era preciso uma encontrar uma colónia de pinguins chinstrap (ou barbicha) e questionou-se onde a poderiamos encontrar. Com os nossos barcos (a.k.a. zodiacs) andámos em redor da Base Espanhola (Calleta Argentina) mas sem sucesso...até que falámos com o Sando. “Estão à procura desses pinguins? Eu sei onde os podem encontrar!!!” disse Sando todo sorridente. E lá nos explicou como num pequeno local rochoso, numa ponta perto de Miers Bluff, havia uma colónia de chinstraps.


Depois de esperar 2 dias para podermos ir averiguar o local que o Sando nos tinha dito, metemos o zodiac na água e a a 20 minutos da nossa Base, encontramos uma colónia de chinstraps lindissima....eram milhares! e claro, desde aí, o local passou-se a chamar Sando Point!!!! Ele ficou super contente com a ideia... mas nós é que agradecemos;)


O dia 4 de Janeiro foi possivelmente o mais intensivo de toda a expedição ao nível emotivo. Toda a estrutura da Base Bulgara mudou pois o Daddy, Sando, Galia, Zezo, Demo e Misho deixaram-nos...

Antes disso, o dia começou com o nosso acordar às 7 da manhã com um veleiro turístico françês que atracou à frente da Base. Acordámos com o som do seu pequeno zodiac a chegar à base. Estranhámos pois era ainda muito cedo e não vimos ninguém da nossa Base os ir receber. Minutos depois, vimos o Daddy e o Misho a porem-se nos skidoos e a dirigirem-se à praia. Os franceses queriam apenas aceder à praia e fazer crossing ski para o outro lado da ilha...nunca mais os vimos.


Quando o Daddy e o Misho regressaram da praia, informou-nos sobre tudo o que se tinha passado e que dali a uma hora o navio Las Palmas (o navio Oceanográfico Espanhol que nos trouxe a Livingston Island; ver artigo sobre a nossa chegada à Antártica) estaria disponível para trocar material com a nossa Base. Ou seja, ele precisava de ajuda para pôr nosso zodiac na água já! “Ayde”!!!! Trabalhámos umas 2 horas a ajudar o zodiac e quando estavamos a regressar à base, o navio Argentino Canal Beagle estava a chegar para também trocar material (particularmente a nova igreja para a nossa Base Bulgara) mas também para levar os nossos queridos amigos. O Daddy disse-nos que talvez em 3 horas teriam de embarcar (nós julgávamos que só seria no dia seguinte).


Essas 3 horas foram super intensas. Os que se iam embora estavam a arrumar as suas coisas, nós estavamos na praia a ajudar a transportar coisas e a fazer de cicerone (ora para os comandantes e tripulantes dos navios Espanhol e Argentino).


Foi muito duro vê-los partir pois eles eram uma parte muito importante da dinâmica da Base. Viu-se inúmeras lágrimas de todos a nos despedirmos na praia. Cantámos uma das canções clássicas de Nat King Cole (em espanhol) que o Sando cantava sempre que havia despedidas (tal como quando iámos à Base Espanhola) ...foram momentos que ficaram connosco para sempre!


No meio desta confusão de sentimentos, Coco (o novo comandante da Base), chegou e com ele os Portugueses António Correia, João Rocha e João Agrela a Livingston Island....mas já falamos sobre eles;)


José Xavier e José Seco


Sem comentários: