segunda-feira, 4 de fevereiro de 2008

Damas de Ferro :) Iron ladies:)

Latitude:-52.65
Longitude:-39.15

























Dentro das cientistas a bordo, Daria Hinz (dos Estados Unidos, em cima) e Maria Nielsdottir (da Dinamarca) são das mais bem dispostas. Andam sempre juntas, são ambas da Universidade de Southampton, Inglaterra e estão a estudar a distribuição de ferro no Oceano Antárctico. Acima, Daria, mostra o equipamento que trouxe para a viagem. Em baixo, a boa conversa durante o jantar...boa disposição portanto!


















O ferro é um dos elementos metais que limita a produtividade primária de um oceano. Por outras palavras, se existe muito ferro na água as algas algas ficam todas contentes e podem multiplicar-se rapidamente. Se não houver ferro, as algas são poucas. Estas cientistas estão a caracterizar o Oceano Antárctico ao nivel de abundãncia de ferro…quais as areas com mais ferro (e logo mais produtivas).


















Ultimamente as experiência com ferro no mar têm estado em foco internacionalmente, pois várias experiências mostram que ao introduzirmos ferro na água, isso pode ajudar a combater o aquecimento global. Isto deve-se ao ferro ser absorvido pelas algas, que por sua vez obsorvem o dióxido de carbono, levando a uma redução deste gás que contribui para o efeito de estufa!


Além do muito trabalho em mãos, existe tempo para fazer tricot…para não falar das capacidades de jogadora de rugbi que a Daria possui (joga bem!).




(Within the scientists, Daria Hinz and Maria Neilsdottir are amongst those that are always in a good humour. Both are from Southampton University and working on Iron distribution on the Southern Ocean. This is quite a booming research topic within the marine scientific community due to the Ocean Iron Fertilization experiments linked with global climate change. These experiments have been proposed for mitigating rising atmospheric CO2, by estimulating net phytoplankton (algae) growth by releasing iron to certain parts of the surface Ocean. Where are those Iron productive areas? and how much Iron available to phytoplankton? These are some of their questions. While there is no anwers...Daria does the knitting:))))

2 comentários:

Fernando Lopes disse...

Viva José Xavier

Fico satisfeito pela simpatia e pelo bom humor que por aí reina.

Quero agradecer-lhe a resposta sobre os pinguins rei e imperador, que mais uma vez, tomei a liberdade de referenciar no Oeiras Local, acompanhada de uma bela imagem destas espécies, devidamente reportada ao autor.

Votos de boa viagem e de sucesso na investigação.

Fernando Lopes

Jose Xavier disse...

Obrigado Fernando!

Eu agradeco a sua questao e toda a sua boa disposicao.

Aquele abraco da Antarctica

Jose