domingo, 18 de outubro de 2009

O peso pesados da ciência| The BIG question

A escrever a partir de Bird Island, Geórgia do Sul (Antárctica)
Writing from Bird Island, South Georgia (Antarctic)

















(Passo a passo, a ciência avança para uma melhor compreensão do mundo...pinguim gentoo Pygoscelis papua ontem na praia de Johnson em Bird Island| Step by step, science contributes to a better understanding of the world...gentoo penguin Pygoscelis papua yesterday at Johnson Beach, Bird Island)


"Como surge aquela luzinha na nossa cabeça a levantar uma questão cientifica?" Demorou muito tempo para conseguir responder a esta dúvida. Sim, de onde surgem, e como surgem, as dúvidas que os cientistas têm? O público em geral, só lhe é possível ver um número reduzido de (bons) resultados e conclusões mas o processo de levantar as questões cientificas para chegar aqueles resultados nunca é claro, e muito menos óbvio...




















(É importante perceber que a ciência anda em várias direcções e nunca sabemos se estamos correctos até obter os resultados| Is it important to recognize that science is carried out in various directions and we never know if we are right until we get the results)


Acho que deve fascinante ser estudante, que quer seguir a via cientifica, hoje em dia. Temos todos os dias novas descobertas, a internet dá-nos acesso a milhões de dados e informações sobre há grande maioria de temas de investigação. No entanto, também deve ser intimidante. Entrar no mundo cientifico, ir às primeiras conferências, associar os nomes dos artigos cientificos às pessoas e ter coragem de ir falar com eles, apresentar os teus primeiros trabalhos em palestras, tudo isso é um desafio e que deve ser obrigatoriamente ser visto como um processo natural. Todos passamos por isso!!!

No início, como estudante Universitário, é quando somos confrontados com as primeiras dúvidas: Primeiro é perceber que decorar já não chega, é preciso perceber. Mais tarde, perceber não chega, é preciso argumentar também, definir os aspectos positivos e negativos da questão, o porquê de utilizar aquele método cientifico e não outro...ou seja, entar no mundo da ciência é questionar quase tudo. Temos de partir obrigatoriamente com umas bases cientificas básicas mas a investigação de ponta (aquela de onde surge grandes avanços cientificos) é quando percebes que estás perto do abismo do desconhecido, e não consegues ver o que está para lá do abismo, e que essas bases cientificas podem estar em causa. Mais, não sabes se os resultados vão ser bons ou maus, só saberás isso só após analisar os resultados das experiências. E é nessa altura dos estudos que finalmente questionamos "então este artigo da famosa revista NATURE estava errado? Como isso é possível?" Ser crítico e avaliar cada estudo detalhadamente, levantando questões, é fundamental para um cientista...

















(Porque será que os pinguins gentoo Pygoscelis papua dormem? ou estará apenas a descansar?| Do gentoo pinguins Pygoscelis papua sleep or is he just resting?)

Para se perceber como se faz ciência o fundamental é entrar em projectos cientificos em força, o quanto antes. Eu começei no 3 ano do curso e fez toda a diferença. Ao entrar em projectos cientificos, com a recolha de dados seguindo uma medotologia especifica, começa-se a perceber que recolhendo os dados daquela maneira vai-nos ser possível responder aquela questão. Parece simples mas não é. Só a experiência diária é a solução.

Quando se está a fazer um projecto de doutoramento, muitas das questões vêm através do supervisor. Aliás, para mim um estudante de doutoramento é aquele que tem tempo para fazer as experiências daquelas ideias que o supervisor adoraria testar mas que já não tem tempo. Assim, um estudante de doutoramento, com todo o trabalho de laboratório, e de recolha de dados no campo, adquire um número de métodos e técnicas, há medida que recolhe dados importantes para responder às questões que se tinha proposto. E tem a tese feita....


















(E quem diria que um pinguim se comporta como um cãozinho quando tem comichão?| And who would have thought that penguins behave very similar to dogs?)


O interessante é que é durante este processo que surge a luzinha da ciência: " Se estou a estudar o comportamento de tubarões quando se estão a reproduzir na Primavera, como será depois de se reproduzirem? Se as alterações climáticas afectam a dieta dos pinguins, como posso provar que isso pode dever-se não há disponibilidade de alimento mas à uma possível competição com baleias? Se utilizei a enzima X para compreender a sua relação com a digestão em peixes de água quente, como será com os peixes de água fria, ou em lagos em vez de os oceanos? Se estou a estudar a doença de Alzheimer, será melhor usar aquele gene que ainda ninguém utilizou com aquela nova técnica? " As questões levantam-se à medida que vais respondendo aquela a que te tinhas proposto. Mais, começas a perceber que as questões nunca param de surgir... depois acaba ter de prioritizar aquelas ideias que são mais importantes responder agora!

Bem vindos ao mundo da ciência...

How does a scientific question arise? It took me some time to reply to this question. Indeed, only at the University I was able to provide a reliable answer. The general public only has access to some (good) studies and conclusions but how do scientists come with the scientific questions and methods...hummm this is not straightforward. At the University, we are confronted by the first queries. You firstly realize that memorizing facts is not enough. Later on, it is necessary to understand and argument the different points of view. Getting into the world of science means questioning almost everything. Surely, it is important have in mind the basic scientific concepts but cutting edge science is when you question almost everyting...is like being close to an abyss and trying to look over it without falling. Only by applying a certain method and assessing the results, it is possible to know if you were right or wrong. Most of the scientific ideas comes while collecting process of the data to answer previous questions...indeed, the start of a scientific career (like PhD) comes from questions created by the supervisor...and the questions will never stop...welcome to the world of science!!!