Estamos a meio
caminho das ilhas Orcadas, após o abastecimento nas Falklands/Malvinas. Sabendo
que nestes mares mais a Sul do que aqueles percorridos por Fernão de Magalhães,
as grandes vagas, tempestades e condições extremas são abundantes, não
saberíamos o esperar. Felizmente a viagem está a ser calma. Assim, tivemos a
oportunidade de testar vários aparelhos na água, desde as redes a utilizar, ao
aparelho que recolhe água (para estudar as características do Oceano, através
da sua condutividade, temperatura e densidade da água a diferentes
profundidades)). O José Seco operou a rede maior pela primeira vez, a RMT25
(Rectangular Mid-water Trawl; Arrasto pelágico rectangular de 25 m2,
com este último valor a referir-se à abertura da rede), que devido ao seu
tamanho, são necessárias precauções adicionais no seu manuseamento.
Foi aqui
que, mais uma vez, é notório o papel
fundamental da equipa de tripulantes (crew) no apoio aos cientistas, ao estilo
de Shackleton, um dos grandes exploradores Britânicos dos Sec. XX (altruísmo é
um valor fundamental numa expedição Antártica). Sim, tudo isto só é possível
quando possuímos uma equipa de tripulantes que te ajudam!
O navio James Clark
Ross tem 29 tripulantes e 18 cientistas (contando connosco Portugueses), gerido
pelo capitão (“Master”) Ralph Stevens. Todos os detalhes são revistos, desde a
segurança, aos aparelhos a utilizar, até o que comer. A expedição é desenhada
de modo a que se consiga obter as amostras relevantes para os nossos estudos, mas
sempre com a segurança em primeiro lugar. Assim, além da introdução sobre as
questões de segurança que tivemos, há ainda
apoio informático que nos permite aceder ao nosso email e à internet, alguns
tripulantes são responsáveis pelas refeições e da limpeza dos nossos quartos
(em que é reiterado que também deveremos ajudar a manter tudo limpo).
Verdade
seja dita, a comida é fantástica e tratam-nos muito bem! Mais, o responsável
pelas comunicações, Mike, que nos ajuda a manter o contato com as nossas
famílias. E ainda mais? Os engenheiros responsáveis pelos motores, o capitão e
colegas para dirigir o navio, e muito mais. Os exemplos são inúmeros: se é
necessário um parafuso, o Craig Thomas pode ajudar. Ajuda para colocar os
equipamentos dentro de água, é só falar com David Peck, Albert Bowen, George
Dale e os seus colegas. O Peter Enderlein e Daniel Ashurst têm um papel
fundamental no conhecimento do funcionamento dos equipamentos, o Mark Preston e
Carlson Mcafee na vertente electrónica. Jeremy Robst é tudo o que tenha a ver com
a informática, desde acesso à internet a como fazer uma skype call a partir do
navio. Ao nível da rádio e contatos com
o exterior, falar com o Mike Gloistein. Os engenheiros, fundamentais na
operação dos motores do navio e o funcionamento do equipamento motor, dirigido
por Neil MacDonald. Foram eles que nos deram as proteções para os ouvidos para
dormirmos melhor. Bem hajam! Possuímos o contato privilegiado com Richard
Turner, que tem sido a ponte entre a logística do navio e os cientistas, tem-nos
informado sobre muitas das questões de segurança dentro do navio (além de
organizar atividade física para os mais corajosos). Ontem tivemos uma
apresentação sobre as preocupações a ter quando se vai numa viagem a terra,
bio-segurança, dada por Timothy Page.
Questões como limpar todas as roupas de
quaisquer pólen, sementes ou qualquer planta, é imperativo para evitar contaminações
com invasoras, que poderiam por em risco a biodiversidade Antárctica. Uma nota
importante para todos que cozinham (e servem) para nós todos os dias: John
Pratt e Brian Robertson (com o apoio de Lee Jones, Nicholas Greenwood, Graham
Raworth e Rodney Morton) são excelentes no seu trabalho e tem-nos deliciado com
os seus cozinhados todos os dias. Resumindo: é muita gente para que tudo
funcione eficientemente para um sucesso de uma expedição. Para poderem compreenderem o quanto custa
obter cada uma das nossas amostras, é muito importante refletir, e agradecer, o
quanto esta equipa fabulosa de tripulantes a bordo do James Clark Ross faz por
nós todos os dias. Muito obrigado. Sem vós, nada disto seria possível. Bem
hajam!!! De momento, continuamos a ter reuniões a tratar de pormenores do
programa, liderado por John Watkins. Estamos a chegar às Orcadas do Sul...
We are on our way
to South Orkneys (Antarctic). Happily the trip is going smoothly. As soon as we
had the opportunity we put the various equipments in the water for testing. This was the first time that Jose Seco deployed an RMT 25
(Rectangular Mid-water trawl). It was here that it was noticable, once more
time, the value of the excellent between the crew and science teams. Yes,
everything is possible when everyone helps. On this research cruise, the James
Clark Ross has 29 crew and 18 scientists, in which we are included, managed by
the Master Ralph Stevens. All details are
double-checked, from the health and safety, to which research equipment to use,
to what to eat. Everything is covered so that we carry out the science in the
most efficeint and safest way possible. Therefore, the crew support is
estraordinary onboard. Examples are plentiful: Craig Thomas, David Peck, Albert
Bowen, George Dale and colleagues, Peter Enderlein and Daniel Ashurst (work on
deck), Mark Preston and Carlson Mcafee (electronics), Jeremy Robst (informatics),
Neil MacDonald and colleagues (engeneering) and the lsit goes on and on! We do
posses a closer relationsihp with purser Richard Turner, who has been our first
point of contact since we got onboard. A special word for the excellent food
presented to us by John Pratt and Brian Robertson (with the support of Lee
Jones, Nicholas Greenwood, Graham Raworth and Rodney Morton). In summary: many
people contributes so that our research cruises accomplishes its objetives
succesfully. It is truly important to realize the work and effort that was put
for each of the samples obtained, and thank these fabulous BAS teams. Thank you! The cruise is still on its way,
but a special recognition is already well deserved....obrigado!
Jose Xavier & Jose Seco
Jose Xavier & Jose Seco
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