sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Regresso | Returning to the real world

A escrever a partir de Cambridge (Reino Unido)
Writing from Cambridge (UK)

















(Bird Island é a segunda ilha a partir da direita| Bird Island is the second island from the right)



Estou de regresso à civilização. Voltar a estar com muitas pessoas volta a ser estranhamente normal. Mas já houve coisas que me aconteceram que me disseram que ainda estou no periodo de adaptação a tudo. Vários exemplos...



Toda a gente é mais linda! Após um longo Inverno, onde 4 caras eram sempre as mesmas, quando passei pelas Falkland começei a ver outras pessoas com outros olhos. É engraçado que todos me pareciam mais bem parecidos do que o normal. Interessante!


















(Será que novos parametros de beleza vieram da Antárctica?| Could it be that beauty as we see it may origin from the Antarctic? Why not?;))


Lembrar do que precisas quando sais de casa. Quando passamos a vida em comunidade, fazemos coisas automaticamente. Ao sair de casa é automático: pegar no telemóvel, carteira, chaves e relógio e vamos embora. Mas quando passas tanto tempo na Antárctica, onde não precisei nada disso, relembrar o que precisas demora um pouco. Engraçado que o meu telemóvel "faleceu" na Antárctica...nem um pequeno sinal de vida;)

















(O sol é sempre bem vindo| The sun is always welcome)


Saber usar o cartão de crédito no supermercado. Já em Cambridge, foi às compras a um supermercado. Demorei muito mais tempo do que o costume, ver onde colocaram os produtos, analisar os melhores preços...demorou tempo pois na Antárctica temos o nosso próprio supermercado onde já sabemos onde está tudo e é grátis. O engraçado foi ao pagar, quando nem me lembrava do codigo nem como se processava o pagamento. Foi engraçado ver a senhora da caixa registadora a olhar para mim com um pequeno sorriso a explicar-lhe que "o cartão põe-se assim e agora é só colocar o codigo."


















(Rodeado de pinguins| Surrounded by macaroni penguins)


Estar no meio de uma multidão. Passei vários meses onde eramos 4 cientistas. Estar no Market Square, em Cambridge num Sabádo de manhã, onde várias centenas ou milhares de pessoas andam de um lado para o outro, super ocupados com as compras semanais, foi uma autêntica festa. Cambridge é excelente pois reune pessoas de todo o mundo, e mais uma vez essa sensação de diversidade humana, todos juntos, felizes com o seu dia a dia, foi bom. O mundo continua mesmo que estejas longe...

É sempre Inverno! Fazer ciência na Antárctica durante o Inverno Austral tem destas coisas. Como lá é Inverno entre Junho e Outubro (e todos em Portugal estão de toalha às costas para ir para a praia), na prática apnho 3 Invernos de seguida: Inverno de 2008-09 no hemisferio norte (Outubro a Março), Inverno na Antárctica 2008-09 no hemisfério sul (Março a Outubro) e agora volto a apanhar o Inverno no hemisfério norte...fácil perceber as saudades do sol....


























( Quem, eu? | Who, me?)


Próximo passo: reuniões! Agora estou com reuniões todos os dias mas tudo bem. Voltar a entrar no ritmo não custa, pois a alegria de rever os amigos e colegas todos sobrepõe-se a tudo. Agora estou na hora de definir novas estratégias de como podemos ajudar todos a perceber a importãncia das regiões polares. De certeza que aventuras não faltarão...mas as marcas da Antárctica ficaram marcadas em mim para sempre...



I am back in the real world, with people and stuff. Being surrounded by more than 4 people is strangely normal. In numerous occasions, I was reminded that I was still in an adaptation period: 1- Everyone looks more beautiful. As I saw other people, all of them looked nicer, more interesting to meet in the Falklands, 2- Remember what you need. When leaving home it was hard to remind myself that I need a mobile, wallet, watch and keys, 3- Know how to use a credit card. While in the supermarket, it was funny to see the smile of the lady of the payment desk while showing me how to use my credit card and where to put it for the payment (the system changed while I was away), 3- Being in a crowd. Cambridge is great on Saturday mornings when hundreds/thousands of people decide to go shopping in the city centre. Being surrounded by them , made me feel that world carries on, with or without you...it was nice!, 4- It is always winter. This is my 3th Winter in a row!!! I done the Winter 2008-09 in the north hemisphere (October-March), Winter 2008-09 (March-October) in the South hemisphere and now Winter again in the north hemishpere. No wonder I love the sun!!! The next step in to get a new strategy to show everyone of the importance of the polar regions....Surely new adventures will come but the Antarctic expereinces will be part of me forever...

13 comentários:

Fatima disse...

José Xavier bom regresso.

Daqui a nada já as saudades dos Pinguins vão "apertar"

Abraço

Anónimo disse...

E quando regressar ao seu país e começar a ler os jornais, a ouvir os noticiários, o seu cérebro vai recusar-se a "tratar a informação" porque ele vai achar que entrou num mundo que não pode existir :)
Tou mesmo má lingua, não estou?? Pois, não estou não, é a verdade! BOm regresso. Helena

Jose Xavier disse...

Obrigado Fátima e Helena!

Sim, Helena...é verdade. De momento ainda estou a perceber o que se está a passar....

Até breve!

José

Victor Azevedo disse...

Pois...
O amigo agora vai sentir como o nosso e seu Mundo está pior, muito pior do que quando o deixou tempos atrás.
Acredito que breve tente partir para "outra"...

Anónimo disse...

Gostei muito do seu blog. Em tempos desejei ser Bióloga Marinha... mas a vida, por vezes, segue caminhos diferentes... Licenciei-me em Biologia em Coimbra mas no Ramo Educacional e hoje não estou a dar aulas e a minha actividade profissional não tem nada a haver com Biologia...enfim, isto é que foi um desvio!! Adorava continuar a ler coisas sobra a sua actividade profissional... a última vez que escreveu foi em Novembro... Parabéns
M

Miguel Mendes Moreira disse...

Dignissimo Doutor Explorador,
Como eu compreendo-o tão bem, pois sómente com um mês e meio de Antartica, consigo partilhar parte desse seu sentimento.
Estive durante 45 dias na peninsula antártica no ano 2006/7 e apesar de continuar a considerar o local completamente anti-natura, considero sem duvida como o mais belo de todos por onde passei e como se refere, quem lá vai nunca mais esquece.
Preparo-me para lá voltar dentro de dois a três anos, desta vez a bordo do meu barco e a partir de hoje vou tentar acompanhar as suas "campanhas no sul" afim de poder visitá-lo afinal, naquelas paragens tudo o que menos se espera é ouvir lingua de Camões.
Boa sorte para o trabalho e para o futuro.
Miguel

Fatima disse...

José Xavier

Vim desejar continuação de Boas Festas, e que o Novo Ano seja cheio de sucessos pessoais e profissionais

Um grande abraço

Jose Xavier disse...

Muito obrigado a todos pelas vossas mensagens!!!!

Espero que 2010 nos traga um mundo melhor....mas partindo de nós também.

Beijnos e abraços de umas excelentes entradas

José

Lygia Maria Couceiro Braga disse...

Olá José!

Eu sei! Ausentei-me por um bom tempo e não há desculpa válida!
De facto, estas nossas explorações terrestres em escola, por vezes atrapalham-se e exigem de nós todo o tempo do mundo, para conseguirmos acompanhar os tempos.
Porém, ausente das nossas trocas de mensagens, não me ausentei da torcida para que tudo corresse e acabasse em bem, com muito sucesso e sentido de realização.
Foi muito tempo, foi certamente fantástico, mas também bastante duro.
Mas estou de volta!
Ainda ontem, comentava a sua expedição com os meus alunos e tentava, mais uma vez, motivar o interesse pela ciência, num diálogo diário e despreocupado. Vamos ver se consegui.
Bem vindo a terra!
Espero tenha passado um Santo Natal e que o Novo Ano traga mais aventuras e muitos sucessos.
Agora, chega o tempo de trabalhar todo o material recolhido, o que dá trabalho de sobra, mas espero que seja, também, tempo para algumas palestras para nos contar, de viva voz, mais uma aventura entre pinguins.
Bjs,

Lygia

olga disse...

Parabéns por esta grande expedição...
Feliz 2010...

Jose Xavier disse...

Obrigado pelas simpáticas palavras Lygia e Olga!

Bom ano 2010!!!

José

Carla Rêgo disse...

Olá José!

Este seu trabalho é fantástico! Muitos parabéns!
Sou professora do ensino básico e secundário no Algarve e gostava imenso que pudesse trazer algumas destas suas "aventuras" ambientais aos meus alunos. Isso será possível?

Obrigada.

Carla Rêgo

Anónimo disse...

Achei o artigo muito interessante
E convindo-o ainda a visitar o meu blog:
http://17968perguntassibreciencia.blogspot.pt