domingo, 12 de julho de 2009

Conservação é cool!| Conservation is cool!!!!

A escrever a partir de Bird Island, Geórgia do Sul (Antárctica)
Writing from Bird Island, South Georgia (Antarctic)

Porquê tentar salvar espécies em vias de extinção? E como isso pode ser importante para o mundo e para a vida das pessoas? Isto porque uma das minhas áreas de investigação lida com a conservação de espécies que estão em vias de se extinguir, como é o caso do albatroz viajeiro Diomedea exulans....


















(Albatroz viajeiro Diomedea exulans como a perguntar-nos se lhes podemos ajudar | Wandering albatroz Diomedea exulans)


Para todos que trabalham em conservação é fundamental ter uma resposta urgente para estas questões, de modo a mostrar a importância de conservar a natureza do nosso país e do nosso planeta, para responsabilizar os cientistas do trabalho que fazem (já que são os cidadãos que pagam os impostos para muitos cientistas fazerem investigação) e mais importante, para convencer todos que temos uma grande tarefa de proteger a biodiversidade do nosso planeta. De momento, mais de 16 000 espécies estão em vias de extinção....e o relógio do tempo não pára...






















(Um albatroz viajeiro no seu ambiente natural | A wandering albatross in his natural habitat)


Quando se discute sobre conservação, falamos logo de todos termos o bom senso moral de proteger e conservar o meio ambiente...e estes argumentos não estão a funcionar. E isso reflecte-se bem nas decisões políticas e económicas dos países, e também no comportamento das pessoas, que estão bastante mais preocupadas (e com razão) com os seus problemas diários e em ter um salário no fim do mês.

























(Stacey Adlard a questionar um pinguim gentoo Pygoscelis papua se deveremos os ajudar também| Stacey Adlard questioning a gentoo penguin Pygoscelis papua if he should also be helped)

Então, o que podemos fazer para convencer todos que deveremos fazer todos os possíveis para proteger a diversidade de espécies do nosso planeta (em muitos dos casos por nossa própria culpa)? Bem, uma das coisas que podem ser feitas é mostrar que salvar espécies e os seus habitats é do interesse de todos. Na natureza, todos os animais e plantas estão directa ou indirectamente inter-ligados, por ocuparem o mesmo habitat; se fizermos desaparecer uma espécie, pode levar a outras a desaparecerem. Há que mostrar que existem vantagens em conservar...


Por exemplo, as florestas evitam a erosão dos solos e ajudam a reciclar o carbono...e muitos animais têm um papel fundamental em manter as florestas saudáveis. Outro exemplo, é o papel de insectos na polinização...se olharmos isoladamente sobre uma determinada espécie de insecto, não nos diz nada mas se informarmos as pessoas sobre o que fazem e a sua importância no meio ambiente (como este exemplo da polinização), mentalidades vão começar a mudar...

























(E existem outras espécies que cientificamente são fascinantes como os albatrozes de cabeça cinzenta Thalassarche chrysostoma| And there are other species that scientifically are truly interesting, such as the Grey-headed albatross Thalassarche chrysostoma)


É importante salientar que proteger a biodiversidade de espécies e os seus habitats pode ser lucrativo! Por exemplo, o ecoturismo aqui na Antárctica tem estado a aumentar exponencialmente...e todos querem ver os albatrozes!!!! Alguns desses lucros podem ser usados para ajudar a conservar os albatrozes mas principalmente o meio ambiente num todo..e se possível tornar todo este processo auto-sustentável: turismo bem gerido, fundos usados para preservar o meio ambiente, espécies mais protegidas.

Para tudo funcionar é necessário uma estratégia bem delineada, um programa cientifico forte ao nível de monotorização do meio ambiente (e das espécies), e conhecer em detalhe o comportamento das espécies... e é exactamente por isso que aqui estou.

Why should we care about conservation? Or about saving species from extinction? and why should be important to any person in your country or in the world? I question this because I am studying one species of albatross that is facing extinction...the wandering albatross Diomedea exulans. For all conversationists, it is extremely important ot get an answer to these questions and show the importance of preserving the planets biodiversity, show the tax payer how their money is being well invested in science, and show all that is for the best of all. So what can we do? First show that species and their habitats are inter-linked and should be seen as a whole. If we destroy an habitat, we may destroy not a single species but several of them... and some of those may have an important role in the ecosystem...relevant to everyone! For example, various species of insects have an extreme importance in pollinating crops. If you were asked about a certain insect species that was facing extinction you would not be bothered but if you knew that particular species palys an important role in pollinating certain crops, you would reflect twice and your views would start changing. To do conservation and preserve our environment, it is essential background data to understand which species there are, what do they do....and that is exactly what I am doing here.

5 comentários:

Lygia Maria Couceiro Braga disse...

Olá José,

Mais uma crónica, mais uma lição.

Vem a calhar!

Esta semana deparei-me, mais uma vez, com um radical da contrária, que defende que nada está em perigo, que tudo são exageros, que tudo é normal, que já antes existiu a idade do gelo... Enfim, tudo muito bem fundamentado por uns comentários de cientistas conhecedores da matéria.

Pois é, falta-lhes esta parte. O lado utilitário da defesa das espécies e dos seus habitats. A importância que pode ter para vivermos a nossa vida num mundo tal como o conhecemos.

É fundamentental criar novas consciências. Creio que esse pode ser o caminho.

"Qual a importância de uma espécie no meu dia-a-dia?"

A partir daí, muito se pode descobrir, numa escala menor, mas que pode ser muito mais sensível.

Obrigada pela ajuda. Veio a calhar...

Bjs,

Lygia

Unknown disse...

Viva José,

gostei bastante do artigo, eu como educador, preocupo-me em explicar de uma forma simples aos alunos a importância do ambiente para o Homem.
Parece-me que é importante apostar nas novas gerações para mudar o estado das coisas, educar ambientalmente é um dever de cidadania.
Não pode ser encardo como uma moda, mas sim como algo determinante neste século XXI, com inúmeras ameaças ambientais.
Parabéns pelo olhar atento à biodiversidade, um cientista não pode ficar indiferente em relação ao ambiente.

Um grande abraço.

Paulo Silva

Unknown disse...

Hey Jose,

Greetings from London. Sounds like you are having fun out there. Hope you took a football with you to practise like the good old days at Queens'.

George

Fatima disse...

Mais uma lição.
Obrigada José Xaier.
Abraço

Jose Xavier disse...

Olá Lygia, Paulo e Fátima

Obrigado pelas mensagens!! Eu sou a favor de preservar mas tento por tudo em perspectiva. Se posso ir a pé ao supermercado, vou...se posso ir de metro, ando... mas se preciso de usar o carro, não tenho problemas em o usar.

Apenas sugiro que devemos pensar e reflectir um pouco, e minimizar o impacto no ambiente (e se o fizermos vão ver as diferenças dos vossso comportamentos rapidamente) e também pensar um pouco sobre os animais que vivem connosco e que são também importantes para termos a vida que temos.

O livro que o Paulo publicou é um excelente exemplo a seguir... basta ir ver ao blog para o dia 30 de Maio...

Está sol hoje...e só -2 negativos. Huppiii:))))

Beijinhos e abraços!!

José