domingo, 26 de julho de 2009

Combater aquecimento global pelos oceanos viável?| Fighting global warming using the oceans possible?

A escrever a partir de Bird Island, Geórgia do Sul (Antárctica)
Writing from Bird Island, South Georgia (Antarctic)

















(O Oceano Antárctico| The Southern Ocean)


Se o planeta está a ser afectado com o aquecimento global, será que os Oceanos poderão dar uma solução para o combater? Nestes últimos anos tem-se sugerido várias alternativas para combater o aquecimento global, usando a ajuda dos nossos Oceanos, incluindo o Oceano Antárctico.


















(Passa a passo, poderemos chegar a uma solução| Step by step, we may get the right solution)



Uma das sugestões é esta: Será que pôr umas pitadas de ferro em pó, ajuda a fazer desaparecer o dióxido de carbono (CO2) da atmosfera? O processo é simples: o Ferro (Fe), que é um dos metais que limitam a abundância de algas nos Oceanos (se há Ferro, em regra, há algas a multiplicarem-se), é absorvido pelas algas, e as algas retiram o CO2 da água, fazendo fotossíntese. Depois por regra, se houver mais CO2 no ar do que na água, o CO2 dissolve-se na água.. logo podemos por mais Ferro...e assim sucessivamente. Ou seja, este tipo de carbono entraria na cadeia alimentar...
























(Algas podem ser a chave da solução| Algae can be part of the solution)

No entanto, esta ideia de colocar toneladas de Ferro artificialmente nos oceanos para fazer decrescer o CO2 está a ser cada vez mais improvável de ser posta em práctica, apesar de algum sucesso de algumas experiências a pequena escala. As razões devem-se a não conhecermos bem quais seriam as consequências reais em todos os oceanos. Por exemplo, ao colocar Ferro no Oceano Antárctico é bastante diferente do que o colocar ao largo de Peniche (as características das águas são muito diferentes, as comunidades de algas também,...e não há muitos estudos). Não sabemos se com a multiplicação de algas alguma vez será suficiente para retirar numeros consideráveis de CO2 da atmosfera. E como tudo isto poderá alterar a estrutura das cadeias alimentares, já que está tudo interligado? Outra razão é que últimos estudos de investigação sugerem que este procedimento poderá levar a uma acidificação dos oceanos, podendo ser letal quer para os animais quer para nós. Algumas algas também podem produzir neurotoxinas, causando contaminações a peixes, aves , baleias e outros organismos oceanicos. Resumindo, precisamos de mais estudos. No entanto, é interressante verificar que algo que inicialmente parecia uma solução, poderia levar-nos a fazer um erro daqueles bem grandes, contaminando indirectamente os nossos oceanos. Não sabemos mas mais vale não arriscar...


Uma das soluções também sugeridas é usar os processos que já ocorrem nos Oceanos naturalmente para retirar o CO2 usando novamente as algas. Como os nutrientes (como o Fe) já estão na àgua, só estariámos a colocámos disponíveis. A ideia, chamada "hipótese de Gaia", proposto pelo meu conhecido Chris Rapley, sugere fazer tubos verticais em várias zonas dos oceanos, onde fazia-se transportar águas das profundidades cheias de nutrientes para a superficie, novamente para as algas se satifazerem. Na práctica, os problemas mantêm-se. Um outro problema com esta hipotese é que, não estariámos só a alterar processos naturais, como também estariámos a trazer carbono das profundezas...ou seja, ainda podíamos estar novamente a piorar tudo. Novamente, mais estudos são precisos.

























(Como será caso as mudanças no ambiente sejam nefasta para este amigos nossos?| How changes in the marine environment might affect these guys?)


Onde quero chegar é que, não há soluções simples para combatermos o aquecimento global e de momento estamos ainda há procura de soluções viáveis. Os oceanos poderão ajudar mas é preciso mais estudos. É também preciso muito trabalho de todos, e uma consciência geral de todos que é preciso preservar o nosso meio ambiente... e viver de um modo a usar meios alternativos aos poluentes que temos actualmente. Talvez as soluções estejam nos Oceanos...vamos continuar a estudar!

Can the Oceans, inlcuding the Southern Ocean, be a solution for climate change? A lot of discussions have errupted lately on iron experiments in the world Oceans. We probably need more studies to evaluate critically what is going on. However, they have received plenty of criticism as we do not know if algae would be sufficient to lower the Co2 in the atmosphere. Worse even, algae may produce neurotoxins that can produce deseases and even kills animals and humans...so plenty of more studies are needed... Another way is the Gaia hypotheses (i.e. building huge tubes to the bottom os the oceans to pumps high-rich nutrient waters to the surface) has been put forward but still, it might not be the right solution: carbon will also come up to the surface which can make the problem worse. Overall, there is no simple solution...the best way to go now is to keep improving our ways to protect our planet, obtain alternative (not pollutant) technologies and produce more studies to backup ideas. The future is ours....

2 comentários:

Lygia Maria Couceiro Braga disse...

Olá José,

Pelos vistos o entusisamo continua em grande e o trabalho não falta.

Achei muito interessante o comentário sobre possibilidades que se apresentam à primeira vista como "a solução" e que, se não fossem olhadas de pontos de vista diferentes antes de serem postas em prática, poderiam acabarm em problemas maiores.

É sempre importante referir estas situações, já que por vezes, de uma forma simplista, nos parece incrível porque não se faz nada, quando as soluções estão à vista e são fáceis e de baixo custo... Pois é!... O pior é se, na prática, não é assim.

É bom termos consciência de qua muitas soluções aparecem, mas raras são as que constituem, de facto, "solução".

Gostei e achei muito oportuno.

Continuação de bom trabalho.

Beijos,

Lygia

Anónimo disse...

Olá Lygia!!!

Obrigado pelos comentários. Que bom ter gostado!

Beijinhos e bom Verão

José