terça-feira, 30 de dezembro de 2008

Investigação Antárctica 2009 - Antarctic Research 2009


No dia 17 de Dezembro 2008 foi divulgada a maior campanha científica portuguesa que será levada a cabo na Antárctica, já a partir de Janeiro próximo, com financiamento da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (MCTES), na Fundação Caixa – Culturgest (Lisboa).



O Comité Português para o Ano Polar Internacional realizou várias apresentações das actividades e organização da maior campanha científica portuguesa na Antárctica, que contará com o envolvimento de várias universidades e institutos de investigação nacionais.


O meu trabalho para 2009 será de 10 meses , o mais longo para um programa português de investigação, que involverá 2 cruzeiros cientificos no mar de Scotia (Fev-Março até Abril) e depois trabalho de campo na Ilha de Bird Island (Antárctica) até Novembro 2009. Os estudos focarão em compreender o funcionamento da cadeia alimentar do Oceano Ántarctico em relação às alterações climáticas, com estudos de toda a cadeia alimentar (com enfase para os peixes, pinguins e albatrozes). Tal como eu, Gonçalo Vieira e Paulo Catry falaram sobre os seus planos de trabalho sobre permafrost e comportamento animal, respectivamente. Todas as palestras foram muito bem recebidas e com muito interesse dos media presentes (RTP, TVI, JN, CM, Público,...).


O Programa Polar, lançado em Dezembro de 2007, consiste num conjunto de medidas, financiadas pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (MCTES), que visam apoiar de forma estruturada o desenvolvimento da ciência polar nacional. Para além de financiamento público, o ProPolar tem contado com importantes fontes de financiamento, nomeadamente com o apoio da Caixa através de programas de bolsas de investigação, do Programa Gulbenkian Ambiente, dos CTT e Agência Ciência Viva.


O evento também contou com a apresentação da “Nova Geração de Cientistas Polares”, financiada pela Caixa Geral de Depósitos, na mesma cerimónia pública do Programa Polar Português (ProPolar). No total, a Caixa Geral de Depósitos, através do programa Caixa Carbono Zero, apoiará seis jovens investigadores, incluindo a jovem investigadora Silvia Lourenço na minha equipa, que serão integrados em grupos nacionais que fazem investigação na Antárctica.


Que bom ver a nossa ciência polar a crescer tão saudavelmente!


Antarctic polar research plans for Portugal 2009
On the 17 December 2008, it was announced the biggest polar research plan ever for Portugal. In 2009, Portuguese scientists will be involved in research programs that will be from Earth, atmospheric and marine sciences. Will a lot of media cover, 3 major talks were given on the research plans for 2009. Gonçalo Vieira mencioned his work on permafrost, Paulo Catry on albatross research and I (José Xavier) in marine sciences in relation to climate change. From the beginning of the International Polar Year, it is estimated that Portugal gathered 1.6 million euros for polar research. The future of portuguese polar research continues to grow stronger.

11 comentários:

Jose Xavier disse...

Queridas Lygia, Helena e restantes amigos!

Votos de um excelente 2009!!!

Festas felizes

José Xavier

Fatima disse...

José Xavier faço desde já votos de que 2009 seja um excelente ano, cheio de sucessos pessoais e profissionais.
Aqui ficarei a acompanhar as viagens...
Um grande abraço!

Lygia Maria Couceiro Braga disse...

Olá José!

Obrigada pelos votos para 2009.
Pelo que pude ler, para a ciência polar as coisas não vão nada mal, e para si 2009 traz muito trabalho e realização, entre pinguins, claro!
Faço votos para que estas expedições sejam coroadas de êxito e, claro, já estou à espera de mais um magnífico diário de bordo.
BOM ANO!!!
Bjs,

Lygia

Jose Xavier disse...

Obrigado Fatima e Lygia!!!!

Votos de um brilhante 2009 novamente para vós e para as vossas familias. Quanto aos pinguins, manter-vos-ei informadas.

Beijinhos

José

Fragmentos Culturais disse...

Olá Zé,

... pelo que li vais ter um 'fantástico' ano polar! Que bom!

Parabéns! Poucas pessoas conheço com teu entusiasmo :)

Um lindo Ano 2009!

Um abraço amistoso,
GiS.

Clara disse...

Olá José!
Desejo-lhe um Óptimo 2009!Pelo que vejo as perspectivas são fantásticas!
BOM ANO!!
Beijos,
Clara

João Ricardo disse...

José sou um dos alunos a quem deste palestra na escola secundária de vila real de santo antónio.

Espero que corra tudo bem.

PS: Ancioso por mais noticias

Jose Xavier disse...

Obrigado João e GiS pelos comentários!

Novidades para muito breve (Fevereiro/Março) pois estamos a prepar a expedição agora.

Abraços e boas aulas

José

Green Torrinhas disse...

... gostei de ler que há um jovem cientista que quer ser 'como José Xavier'!!

Bom, quando vemos a nossa imagem prolongar~se :)

Beijos
GiS

... coloquei o link do teu blogue nos 'Torrinhas Verdes'! Para seguirmos de perto...

Green Torrinhas disse...

Errata - está nos 'Torrinhas Exploradores Polares'! Mais 'contextualizado' :)

bjs

Anónimo disse...

Olá José
Ha pouco a RTP2 transmitiu (em repetição?) um excelente documentário sobre a desfragmentação dos glaciares da Antártida c/ excelentes imagens de satélite dos Larsen A e B. Lembrei-me de si. O mundo da m/ neta vai ser diferente do meu!?...Espero que tudo esteja a correr bem na nova expedição. Aguardo noticias.Abraço. Helena