sábado, 11 de outubro de 2008

Verão Antárctico











Olá a todos!








Tem sido um periodo muito ocupado. Nestes meses, tem havido numerosas viagens em trabalho que tempo tem sido escasso. Férias nem vê-las mas quando se gosta do que se faz....








Após Junho, fui a uma fantástica conferência que reunia, pela primeira vez na história, cientistas que trabalham no Árctico com aqueles que trabalham no Antárctico, na conferência IASC/SCAR (International Arctic Science Council/ Scientific Committee for Antarctic Research), em St. Petersburgo. Ai tive 5 apresentações, que incluia falar com os grandes responsáveis pelo Ano Polar Internacional, falar sobre a minha ciência, do nosso trabalho educacional em Portugal e numa workshop sobre jovens cientistas e o seu papel na ciência polar. Foi uma semana muito ocupada mas muito boa.








No fim de Julho fui ao ESOF 2008, uma conferência europeia que reune cientistas de topo, politicos e os media. O grande objectivo é por up-to-date sobre os presentes desafios que a ciência europeia atravessa. Foi fascinante conhecer vencedores do Nobel, membros do parlamento europeu, e conhecer alguns dos cientistas espanhois que fazem ciência polar. A convite do International Programme Office do Ano polar internacional, apresentei as razões do sucesso de Portugal no Ano Polar, que correu muito bem.








Em Agosto e Setembro foi voltar a Inglaterra, onde em Cambridge passei o Verão a analisar amostras recolihdas no úlitmo cruzeiro na Antárctica. Estive particularmente interessado em avaliar diferenças entre a distribuição e biologia de espécies de peixe polares, pois alguns deles são muito pouco conhecidos mas que têm um papel importante no ecosistema marinho.








Agora é regresso a Portugal por uns tempos....

9 comentários:

Fatima disse...

José Xavier boa tarde. Fico satisfeita por saber que está bem.
O trabalho tem sido muito, mas vejo-o sorridente em todas as fotos, o que demonstra felicidade, e isso é muito importante. Continuação de bom trabalho e vá dando notícias!
Um abraço

Anónimo disse...

Ola José Xavier
Tenho conservado o seu enderço para isto precisamente:saber de si e do seu trabalho. Diz que o tempo de férias foi trabalho e mais trabalho, mas o seu ar feliz diz que foi bom :).
Espero que tenha tido tempo para apreciar S. Petersburgo.É maravilhoso, não é? Eu gostei muito.
Continuação desse bom trabalho e tudo de bom.
Um abraço
Helena

Anónimo disse...

Obrigado Helena e Fátima!!!!!

Sempre bom receber noticias vossas. De momento estou pelo Algarve

Beijos e bom fim de semana

Jose

Lygia Maria Couceiro Braga disse...

Olá José!

Bem vindo. Fico satisfeita por saber que está de volta de um conjunto de viagens de sucesso.

É verdade!!! Quando gostamos do que fazemos e o fazemos com entusiasmo não choramos as férias que não temos.

Nós por cá continuamos sempre na esperança de ter notícias dos resultados de toda a pesquisa realizada. Afinal, o futuro da Antártida é também a medida da nossa sobrevivência num mundo que precisa da nossa ajuda para ser melhor.

Fico à espera de notícias sobre o trabalho que está a realizar e, estando no Algarve, sempre pode usufruir um pouco do nosso sol e pensar que está de férias.

No meio de tantos sucessos que relata nas suas viagens, cada vez estou mais certa de que a ciência portuguesa está bem entregue.

Bem haja!

Bjs

Lygia

lacey disse...

I recently came accross your blog and have been reading along. I thought I would leave my first comment. I dont know what to say except that I have enjoyed reading. Nice blog. I will keep visiting this blog very often.

Kate
http://educationonline-101.com

Anónimo disse...

Olá José Xavier
Não há noticias novas, mas é tempo de enviar Boas Festas. Assim, desejo-lhe um óptimo Natal e um 2009 com muita saúde, paz e, a nivel de trabalho, melhor ainda que o 2008. Um grande abraço. Helena

Lygia Maria Couceiro Braga disse...

Olá José!

Espero que o Natal tenha sido bem passado e, de preferência, com a família por perto, o que na sua vida nómada nem sempre é fácil.
Votos de um Novo Ano com novos sucessos, paz, saúde e alegria no trabalho.
Bjs,

Lygia

Jose Xavier disse...

Queridas Lygia, Fatima, Helena

Muito obrigado pelas mensagens!

Que o Natal seja 5 estrelas e que 2009 lhes traga tudo de bom. Aviso que irei em mais 2 cruzeiros pela Antarctica e que estarei 7 meses numa ilha rodeado por pinguins...noticias para o blog não faltará. Muitos beijinhos

Jose Xavier

Joaquim disse...

Ola jose xavier. bem eu sou de 1 uma escola onde ja deu uma palestra: Colégio Islamico de Palmela, lembra-se? Bem, adiante,quero-lhe dar os meus parabens pelo o seu enorme sucesso e uma boa estadia na antartida