quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Lisboa-Madrid-Buenos Aires-Ushuaia em + de 24 horas

Uma expedição cientifica à Antárctica é SEMPRE feita com muitas expectativas e de novas experiências...algumas inesperadas. O nosso projecto cientifico, PENGUIN (que pretende compreender como pinguins competem entre si por alimento, e como as condições ambientais podem afectar negativamente/positivamente as populações destas espécies de pinguins, em colaboração com cientistas do Reino Unido, França, Espanha e Estados Unidos e pelo apoio da Bulgária), lugar na Peninsula Antárctica, mais precisamente em Livingston Island. e iniciou-se no dia 6 de Dezembro.





















A nossa equipa do Instituto do Mar da Universidade de Coimbra, eu e José Seco, partiu de Lisboa num voo às 8.25 com destino inicial a Madrid. O entusiasmo foi constante. O José Seco estava um pouco ansioso, é a sua primeira expedição. Como estudante de Mestrado em Ecologia, esta é uma oportunidade única de fazer trabalho de campo na Antárctica e trabalhar directamente com pinguins. Tivemos inúmeras conversas e reuniões sobre como decorrerá a expedição e julgo que estamos prontos! Para mim, era a primeira vez que trazia um estudante, que iria aquela parte da Peninsula Antárctica, e a falar Português tanto tempo:)))


























A ida para Madrid foi rápida pois metemos logo conversa com as pessoas ao nosso lado e o tempo voou. Depois apanhámos outro avião para Buenos Aires, que demorou 12 horas e cerca de 10 000 km. Está viagem demorou muito mais tempo a passar, vimos 4 filmes pois dormir sentado é super desconfortável. Chegámos às 22 horas locais (menos 3 do que em Portugal). Em Buenos Aires tivemos de equacionar o que fazer pois a ligação a Ushuaia era às 4.30 da manhã noutro aeroporto...e tinhámos de decidir se iriamos dormir um pouco e apanhar esse voo ou pedir que nos adiassem o voo para mais tarde. Os responsáveis da LAN Chile bem nos tentou ajudar mais não nos foi possível mudar os voos, e então tentamos descansar 2 horas num Hotel, enquanto do outro lado da rua estava a haver uma festa na embaixada portuguesa! O senhor taxista que nos levou ao Hotel, era uma joia de pessoa (que ficou super contente por sermos Portugueses. "Já deviam ter dito!" disse ele, e passou a viagem a praticar o seu Português Brazileiro;)), mostrou-nos algumas partes muito bonitas de Buenos Aires (La Casa Rosada,Puerto Madero,...) mas nunca tinha sentido a sensação de estar num carro de Formula 1 em forma de taxi. Em tom de filme de Hollywood de acção, passámos entre camiões gigantes, ultrapassamos numerosos carros, sinal vermelhos é o mesmo que sinal verde...só rir...mas só depois de termos saído, vivos, do Formula 1.

Dormimos 1-2 horas e fomos para o Aeroporto Jorge Newbery. Aí bebemos um hot chocolate que nunca tinhámos bebido...com chocolate mesmo;) ou seja, eles dão-nos leite quente e uma barra de chocolate e depois é só adicionar ao gosto. Brilhante ideia;)





















Chegámos à linda cidade Argentina de Ushuaia (que é a cidade mais a sul da America do Sul e a mais próxima da Antárctica...daí dizer-se que se está perto do fim do mundo), após 4 horas, totalmente exaustos...mas era cerca de 9 da manhã e não podiamos ir dormir...para vencer o jetlag, o melhor é só dormir à noite. E assim foi. Fomos "explorar" Ushuaia, reunimo-nos com o coordenador da parte logistica, o simpatico German, almoçamos calmamente e andámos horas a conhecer Ushuaia. Fomos muito recebidos com um "bom dia" pelos locais...parece que aqui, Fernão de Magalhães mantém uma boa influência na cultura local;)



















Ushuaia tem tudo...tem montanhas com neve, tem mar, parques naturais lindos por perto...e como cidade é bastante cosmopolita que...até tem um Casino! Nota-se que esta cidade vive muito do turismo sustentado e na qualidade do serviço, pois pode-se encontrar a última gama de computadores,como ser-te servido uma refeição do Bacalhau do Antárctico ou encontrares aquela T-shirt de surf que querias da Rip Curl. Existem lojas com muito bom gosto em toda a cidade... tudo isto porque Ushuaia é a partida e a chegada de muitos cruzeiros turisticos (e no nosso caso cientificos) para a Antárctica. Andar pela rua ouves Americanos, europeus e uma grande variedade de pessoas cujo o poder de compra é alto. Mas tudo isto torna esta cidade muito interessante...



















Próximo passo é recuperar...e rever tudo novamente. Partida para Livingston Island em breve....

José Xavier & José Seco

4 comentários:

Anónimo disse...

E eu a pensar que só partiam aamnhã :)Tinha a ideia que partiam a 9. Bem, pelo menos já chegaram muito longe. Agora só falta um "bocadinho" para pôr os pés no frio. Como, um dia, eu quero ir a Ushuaia, podem deixar já a m/reserva no hotel :))))Continuação de boa viagem e até breve. Abraço. Helena

Pedro Lopes disse...

Boa viagem rapazes!! E tragam um pinguim para jogar às Quartas na baliza, para ver se assim o Miguel marca menos golos... Grande abraço!! Di Magia

El Mariachi disse...

tragam também outro pinguim para papar! :D Bom trabalho! Leite

Jose Xavier disse...

Olá Helena, Pedro e Nuno, Muito obrigado pelos vossos comentários! estamos entusiasmados por esta nova expedição. Reserva em Ushuaia é super fácil;)))

Quanto a trazer um pinguim é bem mais dificil;)

Forte abraço