domingo, 23 de agosto de 2009

O que fazer? What to do?

A escrever a partir de Bird Island, Geórgia do Sul (Antárctica)
Writing from Bird Island, South Georgia (Antarctic)

















(Excelente churrasco na praia a -3 graus| Brilliant BBQ at -3 degrees)


A Antárctica é uma região muito especial e ver pelos próprios olhos o que está a acontecer é tão importante como também tirar experiências pessoais além da ciência. A maior parte do tempo é passado a fazer ciência...todos os dias, seja Sábado, Domingo, feriados...e é assim durante os 9 meses que aqui estou.




















(O que fazer nos tempos livres? Jogar cricket desde que hajam espectadores especiais como esta otária do Antárctico Arctocephalus gazella| What to do when the weather permits? Play cricket as long as we get nice spectators like this Antarctic fur seal Arctocephalus gazella)


Daí ser fundamental, enquanto se faz ciência, também ter alguns períodos de lazer...aqui todos os 4 cientistas que aqui estão são ferfurosos fotografos e sempre que o tempo o permite, é possível ver as máquinas fotográficas montadas e prontas para ir para o campo.























(Fazer escalada é um dos desportos de eleição para Stacey Adlard| Climing is one of the favourite sports of Stacey Adlard)





Apesar de fazer parte do nosso trabalho, caminhar é também uma das grandes paixões de todos. Com bom tempo, e sem temperaturas demasiado baixas, tentamos sair para partes da ilha que normalmente não nos é possivel ir todos os dias. O exemplo da praia de Johnson, onde existem várias centenas de pinguins gentoo Pygoscelis papua, é evidente, pois apesar de apenas demorar 45 minutos a pé, o caminho não é fácil e não fica a caminho de nenhuma colónia que estou a estudar.


















(As nossas sobremesas são tão boas...quanto ficam bem feitas:)| Our deserts are delicious...when they work:))


Como bom português, tudo associado a comida é ocasião para aproveitar. Assim, quando é possível, fazer um churrasco é excelente para relaxar um pouco e fazer algo diferente. Ontem, no Sábado à noite, foi uma noite excelente. Não havia vento, as nuvens eram poucas e o cozinheiro de serviço (o Derren Fox, o cientista que trabalha com albatrozes), fez umas excelentes espetadas... cozinhar é uma arte, e vir com ideias o que fazer para dar a 3 outros famintos colegas é sempre um desafio. Inicicalmente, é intimidante, depois torna-se rotina até chegar à fase de querer inovar e fazer pratos diferentes. É tão bom ver a cara de satisfação de todos (sempre cheios de fome, pois passamos os dias fora da base, a andar de um lado para o outro a estudar as focas, os pinguins ou os albatrozes) quando experimenta-se algo de novo e a reacção é sempre a mesma...sorriso de aprovação!
























(A caminho da pista de snowboard| On the way ot the snowboard slope)


O mesmo se aplica a desportos. Todos nós somos hávidos snowboarders (ou ski), montanhistas e até cricket! (o desporto inglês que me parece muito com basebol mas que na verdade, é bem diferente). E também gostamos muito de ouvir a rádio, seja relacionado com o cricket (Inglaterra ganhou à Austrália), um desporto de Verão que está tão enraizado na cultura inglesa, que até tivemos a audácia de enviar uma mensagem para os comentadores, e fomos mencionados em directo para todo o mundo a partir da BBC...brilhante! Mas também futebol (seja a liga Inglesa ou a Portuguesa), atletismo, natação...e muitas vezes, mesmo que não estejamos atentos, faz companhia e sentimo-nos mais perto do resto do mundo.


















(A fotografia faz parte do nosso dia a dia| Photography is an everyday affair for us)

Antarctica is such a special region and is so important to witness with our own eyes how AMAZING it is, making the best of it as a personal experience is as important as the science you are doing. We spend every day doing science...Saturdays, Sundays, everyday of the year. While doing science, we can also do other things that we love. Here, all the four of us are keen photographers. While going to the different colonies of penguins, albatrosses or seals, we take our cameras with us in case there is a good opportunity for a nice photo. All of us like walking and climing too. As we walk all around the island, this becomes naturally enjoyable...therefore doing science here is effortless...we love what we do as we work hard:) And when there is enough snow, we try and take our skies or snowboards out for a good session. We also try and be in touch with the world...listenning to the radio when possible. We recently listen to England-Australia in the ashes and even dared to send a message to the commentators of the BBC and we got mentioned LIVE on BBC radio...brilliant! (indeed, even Peter Cordall, a Bird Islander that came with Tickell in 1958 and built a hut here, heard it and sent us a message via BBC...great hearing from him!!)...we also enjoy cooking and when there is good weather, we have BBQ....brilliant times ar Bird Island!!!

2 comentários:

Anónimo disse...

Yellow Zé!
Esse dolce far niente parece-me bastante activo!
Por aqui sim faz-se pouco!
Esta tudo literalmente a banhos ;0)
Bjinhos e saudades de tds e good vibes,
pat

Jose Xavier disse...

Bons banhos e boa viagem de regresso!!!!

Beijinhos Patricia